Política

Embaixador informado sobre o programa da juventude angolana na China

Pedro Futa

Jornalista

O embaixador de Angola na República Popular da China, Salvador Neto, inteirou-se do programa de trabalho do núcleo do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) para o ano 2023, durante uma audiência concedida aos membros da organização juvenil, nas instalações da representação diplomática do país no território chinês.

25/03/2023  Última atualização 07H30
Núcleo do Conselho Nacional da Juventude em território chinês projecta a realização de visitas a cidades onde residem membros da comunidade angolana © Fotografia por: DR

Durante o encontro, testemunhado pelo primeiro e segundo secretários, bem como pelos adidos de Cultura e de Comércio, o diplomata angolano foi informado sobre as prioridades do plano de acção do CNJ na China, com particular realce para os desafios de obtenção de uma sede definitiva.

Na ocasião, Odair Miguel José Júlio, coordenador geral do núcleo da organização juvenil em território chinês, fez questão de apresentar ao embaixador um relatório-balanço do primeiro ano de actividade na China, antes de dar a conhecer a programação para o ano em curso.

Entre os grandes desafios assumidos pelo CNJ no presente ano, de acordo com o coordenador geral do núcleo, consta a atribuição de bolsas de estudo à comunidade jovem residente na China, bem como a realização de actividades que visam assinalar o 14 de Abril, Dia da Juventude.

Para celebrar a efeméride, Odair Miguel José Júlio referiu estar em agenda a organização de uma maratona desportiva, com a participação de jovens estudantes angolanos na China.

Revelou, por outro lado, estar concluído o processo de lançamento do Website do CNJ Ao- China, veículo que servirá para a informação e divulgação das actividades desenvolvidas pela organização, junto da comunidade angolana.

Da agenda de actividades, disse, consta igualmente a realização da Assembleia do CNJ, na China, evento a ser prestigiado com a presença do presidente da organização, Isaías Kalunga.

A criação da Liga das Mulheres Angolanas na China faz parte, igualmente, dos desafios do núcleo do CNJ para este ano e é justificado pela "necessidade imperiosa” de se congregar as jovens mulheres em torno dos propósitos de defesa do patriotismo e preparação da juventude para a construção de uma Angola cada vez mais forte.

O núcleo do CNJ em território chinês projecta, também, a realização de programas de visitas às cidades chinesas em que se constata a presença da comunidade angolana, para estabelecer um vínculo maior com os jovens. Neste périplo, a organização prevê criar condições para promover palestras sobre os perigos do uso de drogas e do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

"O objectivo é desincentivar os nossos jovens compatriotas a tais práticas”, esclareceu Odair José Júlio.

A organização espera, no entanto, contar com o apoio da Embaixada de Angola na China para a obtenção de um espaço para a instalação definitiva da sede do CNJ, de forma a permitir a criação das condições de trabalho, tendo em vista o cumprimento cabal dos objectivos da presença do núcleo juvenil no "gigante asiático”.

O conjunto de acções projectadas pelo CNJ na China agradou o embaixador Salvador Neto, tendo o diplomata angolano felicitado o grupo de jovens pela essência dos trabalhos desenvolvidos junto da comunidade residente.

Confessou estar "bastante satisfeito” com o programa de trabalho apresentado, tendo garantido haver no núcleo do CNJ "predicados para serem parceiros estratégicos da Embaixada”, na busca de soluções para os problemas que afligem a comunidade.

O embaixador propôs que se trabalhe com os sectores correspondentes da Embaixada, em função da natureza do programa, de modo a se alcançar os melhores resultados.

Salvador Neto agradeceu a presença dos membros do núcleo do CNJ nas instalações da representação diplomática de Angola na China e mostrou-se totalmente comprometido com a cooperação entre ambas as partes, tendo declarado "total apoio” à organização de jovens.

O CNJ, recorde-se, promove várias iniciativas com a perspectiva de ajudar jovens de agregados familiares desfavorecidos que almejam alcançar uma formação superior com o objectivo de se tornarem cada vez mais capacitados para encarar os desafios do mercado nacional na procura de emprego e na efectivação do auto-emprego. Promove o diálogo e intercâmbio com organizações estrangeiras congéneres, apoia a divulgação de trabalhos sobre a juventude, bem como trabalha em prol dos interesses de todos os jovens angolanos, sendo reconhecido pelo Executivo, enquanto parceiro em matéria de políticas para a juventude.

Paulo Caculo, em Pequim

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política