A exposição Culture Shock, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, aberta até 15 de Outubro, apresenta obras de arte tradicionais e futuristas de três artistas ivoirenses, cujo cerne é explorar o futuro de África através da arte e da tecnologia.
Um grupo de académicos, membros da Coordenação Municipal dos Estudantes do Kilamba Kiaxi, em Luanda, realizam, no próximo dia 30 do corrente mês, na Escola 8057, uma Conferência sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto.
O embaixador do Reino da Bélgica, Jozef Smets, exaltou, há dias, na sede municipal do Bailundo, província do Huambo, os valores históricos e culturais da Ombala Mbalundu na preservação da tradição oral dos povos ovimbundu.
O diplomata disse ter gostado da forma honrosa como foi recebido, tendo ficado a saber sobre a história do Reino do Bailundo e manifestou ter havido motivos para esta Ombala ser considerada uma das mais prestigiadas em Angola.
"Ouvi todos os detalhes e os impressionantes momentos históricos desta região e dos seus soberanos, que se defenderam de forma aguerrida contra todos os tipos de agressão, para proteger o seu povo”, disse o diplomata belga.
O embaixador do Reino da Bélgica considerou o actual rei do Bailundo um visionário sobre o futuro melhor da sua terra e que tenta traduzir as tradições no mundo moderno, comunica olhando para uma nova Angola, sem perder as raízes da sua cultura.
A sua visita ao Huambo, disse, vai permitir reforçar a cooperação bilateral entre Angola e a Bélgica. Uma vez que há muitos angolanos a viver no seu país, é necessário que não percam os seus fortes e ricos traços culturais.
Por sua vez, o rei do Bailundo, Ekuikui VI, Tchongolola Tchongonga, frisou que a visita do embaixador belga constitui o cumprimento de uma promessa que tinha sido feita por ele, de chegar à Ombala do Bailundo, para uma troca de experiência. "A visita do embaixador belga tem um especial significado, porque serviu para ganhar mais experiência, já que aquele país é também um reino e nesta troca de ideias aprendemos muita coisa sobre a cultura belga e eles também levam alguns traços da nossa cultura”, acrescentou.
O diplomata Jozef Smets prometeu, por outro lado, que o seu país está interessado em investir em Angola, principalmente nos sectores ferroviário, mineiro, portuário, águas e energias renováveis. Além de visitar o rei da Ombala Mbalundu, no município do Bailundo, manteve um encontro com os responsáveis da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e do Instituto Superior Politécnico.
É de realçar que as relações político-diplomáticas e de cooperação com a Bélgica datam de 1979 e foram formalizadas em 1983, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Técnica, Científica e Cultural.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA 45ª sessão do Comité do Património Mundial, que terminou na segunda-feira, em Riade, na Arábia Saudita, inscreveu 42 novos sítios e aprovou a extensão de cinco sítios na Lista do Património Mundial da UNESCO.
A cantora Pérola vai abrilhantar amanhã à noite, no cine Atlântico, em Luanda, um concerto ao vivo, onde irá brindar os seus fãs com várias surpresas, dentre elas a interpretação de alguns temas do mais recente álbum intitulado “Sincera”.
O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.