Cultura

Embaixador do Reino da Bélgica valoriza cultura e história local

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

O embaixador do Reino da Bélgica, Jozef Smets, exaltou, há dias, na sede municipal do Bailundo, província do Huambo, os valores históricos e culturais da Ombala Mbalundu na preservação da tradição oral dos povos ovimbundu.

03/06/2023  Última atualização 08H05
Visita do diplomata belga na Ombala Mbalundu, na província do Huambo © Fotografia por: DR
Jozef Smets, que falava no último dia da sua visita de três dias à província do Huambo, trabalhou na Ombala Mbalundu e considerou que a sua estadia no município do Bailundo visou reforçar os laços de amizade entre os dois países.

O diplomata disse ter gostado da forma honrosa como foi recebido, tendo ficado a saber sobre a história do Reino do Bailundo e manifestou ter havido motivos para esta Ombala ser considerada uma das mais prestigiadas em Angola.

"Ouvi todos os detalhes e os impressionantes momentos históricos desta região e dos seus soberanos, que se defenderam de forma aguerrida contra todos os tipos de agressão, para proteger o seu povo”, disse o diplomata belga.

O embaixador do Reino da Bélgica considerou o actual rei do Bailundo um visionário sobre o futuro melhor da sua terra e que tenta traduzir as tradições no mundo moderno, comunica olhando para uma nova Angola, sem perder as raízes da sua cultura.

A sua visita ao Huambo, disse, vai permitir reforçar a cooperação bilateral entre Angola e a Bélgica. Uma vez que há muitos angolanos a viver no seu país, é necessário que não percam os seus fortes e ricos traços culturais.

Por sua vez, o rei do Bailundo, Ekuikui VI, Tchongolola Tchongonga, frisou que a visita do embaixador belga constitui o cumprimento  de uma promessa que tinha sido feita por ele, de chegar à Ombala do Bailundo, para uma troca de experiência. "A visita do embaixador belga tem um especial significado, porque serviu para ganhar mais experiência, já que aquele país é também um reino e nesta troca de ideias   aprendemos muita coisa sobre a cultura belga e eles também levam alguns traços da nossa cultura”, acrescentou.

O diplomata Jozef Smets prometeu, por outro lado, que o seu país está interessado em investir em Angola, principalmente nos sectores ferroviário, mineiro, portuário, águas e energias renováveis. Além de visitar o rei da Ombala Mbalundu, no município do Bailundo, manteve um encontro com os responsáveis da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e do Instituto Superior Politécnico.

É de realçar que as relações político-diplomáticas e de cooperação com a Bélgica datam de 1979 e foram formalizadas em 1983, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Técnica, Científica e Cultural.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura