Política

Embaixador da China anuncia desejo dos empresários investirem em Cabinda

Arsénia Manuel | Cabinda

Jornalista

O embaixador da China em Angola, Gong Tao, manifestou o interesse dos empresários chineses em ajudar a desenvolver os sectores industrial, agrícola e do turismo da província de Cabinda, durante uma visita que serviu para constatar as potencialidades locais.

04/06/2023  Última atualização 08H27
© Fotografia por: DR

O diplomata, que trabalhou durante dois dias na província mais a Norte do país, para estudar possíveis áreas de investimento, afirmou que a China, além da cooperação que tem com Angola no domínio Político, privilegia, também, os domínios Económico, Comercial e Social.

O diplomata chinês acrescentou que o Governo do seu país trabalha estreitamente com as autoridades angolanas com base ao "Novo Plano Quinquenal 2022-2027”, que tem as prioridades viradas  para as áreas de infra-estruturas, diversificação económica e capacitação da mão-de-obra, visando o desenvolvimento que se perspectiva para o país.

Gong Tao realçou o desejo do seu país em manter uma cooperação activa com Angola, "por ser um parceiro estratégico e com enormes potencialidades por explorar”. Na visão do diplomata, se cada país (Angola e China) se empenhar no reforço da cooperação bilateral, "certamente que os dois darão saltos qualitativos ao nível de desenvolvimento socioeconómico.

O diplomata reafirmou a vontade do seu país em continuar de mãos dadas com Angola, para fortalecer, ainda mais, as relações de cooperação, rumo à modernização do país.

Falando a propósito da sua visita a Cabinda, o diplomata informou que a mesma visou tão somente explorar o mercado local, ver as suas potencialidades e entabular contactos com as autoridades locais para possíveis áreas de investimentos, tendo em conta que a província está localizada numa região "com um forte impacto em termos de recursos naturais, que podem interessar a investidores chineses”. Anunciou ainda que é de todo interesse da China explorar a área marítima na província, por possuir uma série de infra-estruturas,  como é o caso do Terminal Marítimo de Passageiros, que está a garantir ligações marítimas com diferentes localidades do litoral do país e que, reforçou, poderá interessar a investidores estrangeiros como os chineses.

O diplomata garantiu, por outro lado, que vai continuar com os esforços para mobilizar financiamentos para garantir a continuidade das obras que estão em bom andamento em Cabinda e encorajar as empresas chinesas nelas envolvidas no sentido de as executarem com toda a qualidade e dentro dos prazos contratuais.

Durante a sua estadia na província de Cabinda, o embaixador Gong Tao visitou, entre outros empreendimentos, as obras de construção do Porto do Terminal de Águas profundas do Caio, empresas de construção chinesas e locais de interesse sócio/cultural, turísticos e históricos, que reflectem a identidade de Cabinda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política