O embaixador da China em Angola, Gong Tao, manifestou o interesse dos empresários chineses em ajudar a desenvolver os sectores industrial, agrícola e do turismo da província de Cabinda, durante uma visita que serviu para constatar as potencialidades locais.
O diplomata, que trabalhou durante dois dias na província mais a Norte do país, para estudar possíveis áreas de investimento, afirmou que a China, além da cooperação que tem com Angola no domínio Político, privilegia, também, os domínios Económico, Comercial e Social.
O diplomata chinês acrescentou que o Governo do seu país trabalha estreitamente com as autoridades angolanas com base ao "Novo Plano Quinquenal 2022-2027”, que tem as prioridades viradas para as áreas de infra-estruturas, diversificação económica e capacitação da mão-de-obra, visando o desenvolvimento que se perspectiva para o país.
Gong Tao realçou o desejo do seu país em manter uma cooperação activa com Angola, "por ser um parceiro estratégico e com enormes potencialidades por explorar”. Na visão do diplomata, se cada país (Angola e China) se empenhar no reforço da cooperação bilateral, "certamente que os dois darão saltos qualitativos ao nível de desenvolvimento socioeconómico.
O diplomata reafirmou a vontade do seu país em continuar de mãos dadas com Angola, para fortalecer, ainda mais, as relações de cooperação, rumo à modernização do país.
Falando a propósito da sua visita a Cabinda, o diplomata informou que a mesma visou tão somente explorar o mercado local, ver as suas potencialidades e entabular contactos com as autoridades locais para possíveis áreas de investimentos, tendo em conta que a província está localizada numa região "com um forte impacto em termos de recursos naturais, que podem interessar a investidores chineses”. Anunciou ainda que é de todo interesse da China explorar a área marítima na província, por possuir uma série de infra-estruturas, como é o caso do Terminal Marítimo de Passageiros, que está a garantir ligações marítimas com diferentes localidades do litoral do país e que, reforçou, poderá interessar a investidores estrangeiros como os chineses.
O diplomata garantiu, por outro lado, que vai continuar com os esforços para mobilizar financiamentos para garantir a continuidade das obras que estão em bom andamento em Cabinda e encorajar as empresas chinesas nelas envolvidas no sentido de as executarem com toda a qualidade e dentro dos prazos contratuais.
Durante a sua estadia na província de Cabinda, o embaixador Gong Tao visitou, entre outros empreendimentos, as obras de construção do Porto do Terminal de Águas profundas do Caio, empresas de construção chinesas e locais de interesse sócio/cultural, turísticos e históricos, que reflectem a identidade de Cabinda.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração do Território (MAT) promove, quinta-feira, em parceria com a ADRA (Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente) e o Instituto Angolano dos Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), a 3ª edição do Fórum de Recolha de Contribuições para a elaboração do orçamento das administrações municipais a constar do OGE-2024.
A Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros apreciou, segunda-feira, em Luanda, a proposta relativa ao Plano de Inclusão e Apoio a Pessoas Portadoras de Deficiência 2023-2027, documento de médio prazo, que integra os objectivos, programas e acções a materializar pelo Executivo, durante a 4ª Reunião Ordinária, orientada pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen.
Militares da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral realizam, desde segunda-feira, em Luanda, exercícios visando contribuir para o fortalecimento, consolidação, unidade e coesão dos países da região a nível táctico para operações de intervenção.
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva, foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
O município de Cambambe, província de Cuanza-Norte, realizou, segunda-feira, uma campanha de sensibilização e de prevenção contra Malária, para assinalar o Dia Internacional do Profissional da Saúde.