Política

Embaixador Azevedo Xavier apresenta Cartas Figuradas no Uruguai

JA Online

O embaixador de Angola na Argentina, Azevedo Xavier, apresentou, esta quarta-feira, em Montevideo, ao ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Omar Ignacio Herrera, as Cartas Figuradas que o habilitam a exercer funções diplomáticas.

12/06/2024  Última atualização 21H50
© Fotografia por: Cedida | MIREX
A ocasião serviu para as duas entidades passarem em revista o aprofundamento dos laços de amizade e de cooperação nos mais variadas domínios da vida política, diplomática, económica e comercial entre os dois povos, países e Governos. 

Ainda hoje, segundo uma nota do Ministério das Relações, Azevedo Xavier, foi ao encontro do ministro da Educação e Cultura, Pablo da Silveira, com quem pretende dinamizar a cooperação bilateral no domínio do Ensino Superior e Formação de Quadros.

Angola e Uruguai gozam de boas relações, tendo os dois países estabelecido relações diplomáticas a 26 de Março de 1988, e mantêm uma cooperação nos domínios do Turismo, Agronegócio e Educação.

O país está localizado na parte sudeste da América do Sul com uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes, dos quais 1,8 milhões vivem na capital, Montevidéu, área metropolitana.

A economia do Uruguai depende fortemente do comércio, particularmente das exportações agrícolas, deixando o país vulnerável às flutuações nos preços das "commodities".

Em 2020, o país foi o 91.º maior exportador do mundo (7,8 milhões de dólares em mercadorias, menos de 0,1% do total mundial). Na soma de bens e serviços exportados, chega a 16,0 mil milhões de dólares e fica em 85.º lugar mundial. 

Já nas importações, em 2019, foi o 104.º maior importador do mundo: 8,3 mil milhões de dólares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política