Política

Embaixador Azevedo Francisco apresenta as cartas figuradas

O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Uruguay, com residência na República Argentina, Azevedo Xavier Francisco apresentou, quarta-feira, em Montevideo, ao Ministro Uruguaio das Relações Exteriores, Omar Paganini, as Cartas Figuradas que o habilitam a exercer o cargo naquele país sul americano.

13/06/2024  Última atualização 08H52
Diplomata apresentou as Cartas ao ministro Omar Paganini Herrera © Fotografia por: DR

A ocasião serviu, também, para os dois diplomatas analisarem o reforço e o aprofundamento das relações bilaterais nos mais variados domínios. Ainda ontem, dentro da sua agenda diplomática, o embaixador Azevedo Xavier Francisco foi ao encontro do ministro da Educação e Cultura do Uruguay, Pablo da Silveira.

Durante o encontro, as duas entidades discutiram questões relacionadas com a dinamização da cooperação no domínio do Ensino Superior e Formação de Quadros. Um comunicado refere que existe a pretensão de se utilizar a experiência uruguaia no ensino básico e secundário do uso das tecnologías de informação e comunicação.

O intercâmbio de bolsas de estudos para estudantes nas áreas de Saúde, Tecnologías de Informação e Agricultura foram também temas analisados na reunião entre as duas entidades.

As relações político diplomáticas entre a República de Angola e do Uruguay foram estabelecidas a 26 de Maio de 1988.

Angola e o Uruguai gozam de boas relações, tendo os dois países estabelecido relações diplomáticas a 26 de Março de 1988, e mantêm uma cooperação nos domínios do turismo, agronegócio e educação.

O país está localizado na parte sudeste da América do Sul com uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes, dos quais 1,8 milhões vivem na capital, Montevidéu, sua área metropolitana.

A economia do Uruguai depende fortemente do comércio, particularmente das exportações agrícolas, deixando o país vulnerável às flutuações nos preços das commodities.

Em 2020, o Uruguai foi o 91.º maior exportador do mundo (7,8 milhões de dólares em mercadorias, menos de 0,1% do total mundial). Na soma de bens e serviços exportados, chega a 16,0 mil milhões de dólares e fica em 85.º lugar mundial.

Já nas importações, em 2019, foi o 104.º maior importador do mundo com 8,3 mil milhões de dólares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política