Política

Embaixador apresenta resultados da Cimeira

O diplomata Sianga Abílio transmitiu, ontem, em Nairobi, os resultados da Cimeira Extraordinária da SADC, de 20 de Maio de 2024, no formato virtual, que culminou com o lançamento de um apelo de ajuda humanitária da África Austral de 5,5 mil milhões de dólares para apoiar os Estados-membros afectados pelo fenómeno El-Niño.

22/05/2024  Última atualização 11H55
No encontro, abordou-se a preparação do 12.º Fórum Mundial © Fotografia por: DR

Segundo Sianga Abílio, a Cimeira, dirigida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na qualidade de Presidente em exercício da SADC, foi convocada para analisar os efeitos devastadores da seca e cheias causadas pelo fenómeno El-Niño, que estão a afectar vários países da região.

O embaixador prestou esta informação quando presidia à 47.ª Reunião do Grupo de Embaixadores da SADC acreditados na capital queniana e realçou a decisão dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral de condenar a tentativa de golpe de Estado na RDC a 19 de Maio de 2024.

Na reunião do Grupo de Embaixadores da SADC, os chefes das missões diplomáticas debruçaram-se sobre os resultados da 4.ª Sessão do Comité Intergovernamental de Negociação para desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, inclusive no ambiente marinho (INC-4), realizada em Abril último, em Ottawa, Canadá, e trocaram impressões à volta da 1.ª sessão de 2024 do Conselho Executivo do UN-Habitat, que decorreu em Nairobi, de 6 a 8 de Maio de 2024.

O Grupo de Embaixadores da SADC tomou também nota dos próximos compromissos do Conselho Executivo do UN-Habitat, de que Angola é membro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política