O Chefe de Estado, João Lourenço, efectua, neste momento, uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa (Portugal) na qualidade de Presidente em exercício daquela organização.
O diplomata angolano Fidelino Peliganga foi acreditado, esta terça-feira, em Assunção, como embaixador não residente no Paraguai, tendo feito a entrega das cartas credenciais ao Chefe de Estado daquele país, Mário Abdo Benítez, noticiou a Angop.
O presidente do Grupo de Embaixadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) no Brasil, Florêncio de Almeida, afirmou no sábado, na cidade de São Paulo, que a obra do escritor português José Saramago é motivo de orgulho de todos os falantes da língua portuguesa.
Florêncio de Almeida que é também embaixador de Angola no Brasil falava no acto de abertura da Instalação "O conto da Ilha Desconhecida”, no Museu de Língua Portuguesa.
O diplomata angolano discorreu sobre os excertos da obra literária em referência, de autoria de José Saramago, afirmando que, a história do homem que pretende encontrar uma ilha desconhecida é na verdade uma metáfora que indica a busca do ser humano por aquilo que ele não conhece, a busca pelo novo, mesmo quando ela é marcada por incertezas.
De acordo com o embaixador Florêncio de Almeida, o evento que decorreu no quadro das Celebrações do 5 de Maio, dia da Língua Portuguesa, constitui um justo reconhecimento a este escritor que deu um importante contributo a sua internacionalização, quer com a palavra escrita, como também enquanto romancista, renomado poeta ou tradutor minucioso e atento.
Estiveram presentes na cerimónia, a viúva do escritor Português, Pilar Del Rio, o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, o presidente do Parlamento Português, Augusto Santos Silva, entre outras individualidades do mundo da política, diplomacia e cultura.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Egipto está interessado em reforçar a cooperação com Angola no domínio da formação de quadros diplomáticos, para que os dois países consigam, cada vez mais, ter maior representatividade nas organizações regionais e internacionais, declarou, esta terça-feira, em Luanda, o embaixador egípcio.
Um grupo de 100 Agentes de Educação Cívica Eleitoral entra em actividade, esta semana, em Menongue (Cuando Cubango), com objectivo de sensibilizar os cidadãos habilitados a votar nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo.
O secretário do PRS na província do Huambo, António Solya Selende, apelou, esta terça-feira, o eleitorado a se deslocar às assembleias de voto com civismo e urbanidade, abstendo-se de qualquer acto de intolerância e arruaça.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.