Política

Embaixada de Angola nos Emirados tenciona criar um Centro de Estudos Angolanos

JA Online

A Embaixada de Angola nos Emirados Árabes Unidos prevê criar um Centro de Estudos Angolanos em Abu Dhabi, segundo revelou o chefe da missão diplomática, Albino Malungo.

19/09/2022  Última atualização 21H25
© Fotografia por: Cedida

O diplomata falava durante uma webinar sobre "A vida e obra de António Agostinho Neto” promovida na última sexta-feira pelo Consulado Geral de Angola no Dubai, no âmbito das celebrações do "Centenário do também Fundador da Nação Angolana”. 

Albino Malungo, que participou como convidado de honra, afirmou que a componente de Agostinho Neto merece maior estudo e "é essencial", uma vez que os seus ensinamentos permanecerão sempre na memória dos angolanos e até de estrangeiros.

Frisou que já existem livros de Agostinho Neto traduzidos para a língua Árabe e indiana, e a ideia é continuar a ressaltar grandemente a contribuição histórica do primeiro Presidente de Angola e Herói Nacional.

Na webinar participou, igualmente, o embaixador de Angola na Arábia Saudita,  Frederico Cardoso, tendo na ocasião realçado  a  necessidade de se continuar a pesquisar para que "tenhamos mais fontes endógenas que nos possam dar dados tão verídicos quanto possível relativamente aos pilares em que sustenta esse processo de construção da Nação Angolana". Sublinhou que tem de haver cada vez mais referências convincentes para as gerações futuras.

A videoconferência contou com a prelecção de historiadores angolanos, no caso de Adélia de Carvalho e Cornélio Caley, no primeiro momento, e no segundo momento, pela historiadora Rosa Cruz e Silva e pelos jornalistas e investigadores, Arlindo Isabel e António Quino, que dissertam sobre "A dimensão humanista do Dr. António Agostinho Neto”.

O Cônsul Geral de Angola no Dubai, Bento Salazar, participou no evento na qualidade de anfitrião.

Assistiram a webinar, funcionários da Embaixada de Angola em Abu Dhabi e do Consulado Geral no Dubai, bem como membros da comunidade angolana residentes nos Emirados Árabes Unidos.


Notícia actualizada às 11:39

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política