Cultura

“Elumgulo” marca noite de encontro entre Luwawa e Gabriel Tchiema

Analtino Santos

Jornalista

O afrojazz com condimentos angolanos esteve em evidência na noite de sábado, no Palácio de Ferro, em Luanda, marcado em “Elumgulo”, no dueto entre Luwawa e Gabriel Tchiema. O espectáculo de encontros entre duas línguas: o umbundu e cokwe.

27/03/2023  Última atualização 14H03
“Elumgulo” marca noite de encontro entre Luwawa e Gabriel Tchiema © Fotografia por: DR

Para a combinação híbrida entre o tchissossi, lundongo, chianda, makoko e miting as harmonias do jazz e as batidas pop do funk, Luwawa recorreu a Banda G, de Gabriel Tchiema. Nesta formação com muita consistência encontramos Figol Zola "Bebucho”, como percussionista, Adriano, na bateria, Estrela, no piano, Tany Kussumba, no saxofone, Teodoro, na guitarra, e Ziny, corista, artistas que juntaram-se à Luwawa no canto e baixo, instrumento de dedicação do anfitrião da noite. 

Luwawa considerou o concerto positivo e anunciou que apresentará temas do seu reportório no Jazz In de Adriano Guimarães. O artista disse ser gratificante cantar e mostrar os seus dotes como baixista para uma plateia que gosta de apreciar fusões musicais como a que ele e Gabriel Tchiema apresentam.

Luwawa disse que desde o lançamento do disco a 30 de Setembro do ano passado tem como meta  levar este concerto a vários palcos nacionais, para completar o roteiro do Memorial Dr. António Agostinho Neto, Atelier do Peixe, Prova de Art Miramar, programas televisivos e radiofónicos para que a sua obra seja conhecida.

Composições como: "Tchindele”, "Pakisi”, "tchissola” e outras do álbum "Liseya” foram apresentadas pela primeira vez para a maioria dos espectadores. O espectáculo teve a linha condutora o disco que marca a estreia de Luwawa no mercado discográfico "Liseya”, com introdução de temas do cancioneiro nacional e, claro, alguns sucessos do convidado Gabriel Tchiema, que conquistaram a assistência que fizeram coro.

Uma nota é a pouca presença de público nestas actividades do Palácio de Ferro que agora os concertos deixaram de ser gratuitos. A organização tem as receitas para a manutenção e para suportar alguns custos de produção.

No sábado anterior, o Palácio de Ferro acolheu as cantoras Dina Santos, Clara Monteiro e Isidora Campo, e no seguimento da programação acontece o "Especial 21 Anos de Paz". Estão agendados dois  concertos uma parceria da Onart e Atelier Leucengonomo, o primeiro no dia 3 de Abril, denominado "Entre Rosas”, com as sopranos Melvi Lumbungululo, Tina Bunga e Melvina Afonso, convidados pela Camerata Langidila. No dia seguinte, a CNOPERA apresenta o "Njango da Opera”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura