A BIOTA, organização que se dedica aos estudos e divulgação em ambiente, vai realizar, na segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Educação para a Acção Climática – Transformando Indivíduos e Comunidades”.
A escritora e pesquisadora social, Elsa Barber, disse, quarta-feira, em Luanda, que só a Educação e a Cultura, no sentido mais lato, podem ser as chaves para a resolução dos problemas das mulheres, principalmente a nível do combate aos estereótipos e preconceitos com base no género.
Elsa Barber, que falava num encontro que juntou várias mulheres na União dos Escritores Angolanos, com a finalidade de assinalar o Dia Mundial da Poesia e abordar assuntos relevantes à liderança feminina, defendeu a mudança dos sistemas sociais que não permitem que as mulheres capitalizem o manancial do seu potencial, em prol do bem comum.
Durante o encontro, Elsa Barber reiterou que a mulher angolana anseia alcançar várias conquistas, em prol da defesa dos direitos do género.
"A história nacional nos mostra que a mulher vem desde sempre a esforçar-se de forma abnegada pelo reconhecimento e promoção dos seus direitos, bem como no desempenho das mais variadas funções de responsabilidade em todos os domínios da vida pública e social”, sublinhou.
Acrescentou que são inesgotáveis os exemplos dados pela mulher angolana desde os tempos da luta de libertação nacional, em que se destacaram de forma heróica.
Segundo Elsa Berber, os indicadores sociodemográficos demonstram que a mulher tem um peso considerável enquanto força potencialmente activa e produtiva do país, correspondendo a 52 por cento da população e mais de metade desta percentagem ser economicamente activa.
"Importa realçar os avanços registados a nível da presença das mulheres no processo de decisão política e nos lugares-chave das lideranças do poder Legislativo, Executivo e Judicial”, disse Elsa Barber, citando como exemplo a Vice-Presidente da República, a presidente do Tribunal Constitucional e nove ministras, sem esquecer que no que respeita à diplomacia 40 por cento dos seus lugares são ocupados por mulheres.
O Dia Mundial da Poesia foi instituído na 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1999, com a pretensão de salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a humanidade. Celebra-se, também, a criatividade, a pluralidade linguística e cultural e promove-se o ensino e a declamação da poesia.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) lançou, quinta-feira, em Luanda, um programa de formação de quadros para o quinquénio 2023-2027, com o objectivo de elevar a competência dos funcionários públicos e agentes administrativos.
As acções de reordenamento do comércio nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluange em Luanda, permitem encurtar o tempo de viagem da zona do São Paulo à zona do mercado dos Combustíveis, Distrito Urbano do 11 de Novembro, próximo ao Kikolo.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.