Política

Ellen Johnson-Sirleaf deixa Angola com mensagem de agradecimento

A antiga Presidente da Libéria Ellen Johnson-Sirleaf deixou, este sábado, o país, com uma “forte mensagem” de agradecimento pelo acolhimento e “longa jornada” no I Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia, que decorreu, em Luanda, entre quinta e sexta-feira.

28/05/2023  Última atualização 07H14
Primeira mulher Chefe de Estado em África e prémio Nobel da Paz prestigou o evento organizado por Angola, ONU e UA © Fotografia por: Francisco Lopes | Edições Novembro

Ellen Johnson, que se despediu da ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, e do secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos  Vieira Lopes, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, elogiou a realização do Fórum, referindo que as mulheres que fizeram parte do programa saíram motivadas.

"Foi uma reunião maravilhosa e acho que todas as mulheres, que vieram de vários países africanos e não só, saíram do fórum bastante motivadas e com ideias de ascenderem a cargos mais elevados de liderança”, disse a antiga Presidente liberiana.

Ellen Johnson-Sirleaf acrescentou que o Fórum serviu de exemplo para usar quando estiver a realizar palestras ao redor do mundo.

"Posso dizer que Angola tem um Presidente da República que apoia as mulheres. Portanto, quero agradecer ao Presidente João Lourenço. O evento motivou -me bastante”, realçou.

Ellen Johson-Sirleaf foi a primeira mulher eleita Chefe de Estado de um país africano, ocupando o cargo entre 2006 e 2018. Foi vencedora das eleições presidenciais de 8 de Novembro de 2005, após derrotar nas urnas o seu mais directo adversário, o ex-futebolista George Weah, o actual Presidente da Libéria.

O I Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia foi uma iniciativa conjunta do Executivo angolano, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e da União Africana (UA). Entre outros assuntos, o evento reafirmou o fortalecimento e compromisso político do continente africano com a igualdade de género e o empoderamento da mulher e salvaguarda dos seus direitos.

O Fórum reuniu mais de mil participantes, nos dois dias, cuja abertura foi feita pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.


Epsy Campbell Barr

A ex-Vice-Presidente da Costa Rica, Epsy Campbell Barr, também deixou, ontem, Luanda, depois de participar no I Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Epsy Campbell Barr recebeu cumprimentos de despedida da ministra de Estado para a Área Social,  Dalva Ringote.

A ex-Vice-Presidente veio a Angola com o objectivo de interagir e trocar experiências com mulheres angolanas e estrangeiras de vários segmentos.

No Fórum, Epsy Campbell Barr exortou as mulheres africanas a destacarem-se, cada vez mais, no sector Económico. "Estamos em condições de impulsionar uma banca cooperativa global de mulheres, com três pilares fundamentais, nomeadamente o Financiamento, a Universidade Empresarial e Economia Digital para mulheres e o empoderamento pessoal e político das mulheres”, disse Epsy Campbell.

Epsy Campbell Barr avançou que as mulheres necessitam de capacitação técnica, por, também, serem capazes de governar.

A ex-dirigente costa-riquenha acredita que é empoderando mais mulheres que se pensa no local, no comunitário, e nos desafios da natureza, bem como nas crianças que têm de ter referências de pessoas comprometidas.

O evento teve como lema "Inovação Tecnológica como ferramenta do alcance para a segurança alimentar e combate à seca no continente africano”, tendo como foco a luta da mulher pela igualdade de género, emancipação, desenvolvimento, paz e democracia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política