Sociedade

Elisal recebe meios para limpar a floresta da Ilha de Luanda

Carla Bumba

Jornalista

Nove unidades de equipamentos foram entregues, terça-feira, à Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal) pelo governador de Luanda, Manuel Homem, no quadro do reforço do saneamento na província.

22/03/2023  Última atualização 08H52
Manuel Homem depois de fazer a entrega dos meios participou numa campanha de limpeza © Fotografia por: Raimundo Mbiya | Edições Novembro

Trata-se de nove camiões, entre os quais três  compactadoras, duas gruas, um camião basculante e quatro multibines, que vão ajudar a melhorar os meios de trabalho da Elisal, enquanto operadora de limpeza de Luanda.

Manuel Homem prometeu ainda, nos próximos dias, reforçar a Elisal com mais de 300 camiões diferenciados, entre viaturas  compactadoras e outros meios necessários, que vêm complementar os 50 lotes entregues em Dezembro do ano passado.

O governador fez a entrega dos equipamentos durante uma mega campanha de limpeza e sensibilização, realizada na floresta da Ilha de Luanda. "A campanha vai continuar. A meta é criar um plano de arborização na floresta, semelhante ao implementado em algumas zonas da cidade. Todos os municípios de Luanda estão orientados a identificar os espaços onde se pode plantar árvores e criar um bom ambiente”, destacou.

A floresta, adiantou, precisa de mais acompanhamento, não só do Governo de Luanda, mas também dos munícipes que frequentam o espaço. "Várias organizações frequentam o espaço, como igrejas e algumas pessoas particulares, que infelizmente não fazem o uso adequado deste lugar e ainda deixam muito lixo”, salientou.

 

 Dias melhores

O presidente do Conselho de Administração da Elisal, Gonçalves Imperial, agradeceu a entrega dos equipamentos e assegurou que com estes meios o trabalho da empresa será feito da melhor forma. "A campanha vai permitir melhorar a condição de saneamento da floresta. Com os meios recebidos a zona vai conhecer dias melhores”, garantiu. O administrador do distrito urbano das Ingombotas, Paulo Furtado, disse que a campanha vai complementar os trabalhos de sensibilização da população e o de transferência para outras zonas dos embarcadores que trabalham na floresta da Ilha.

"Queremos fazer a requalificação da floresta da Ilha de Luanda, para no futuro o espaço ser um dos pontos turísticos da área. Portanto, campanhas de limpeza como a feita pela Elisal são uma mais-valia, pois muitos dos frequentadores usam o local para lazer”, informou.

 

Lixo na orla marítima

O governador de Luanda, Manuel Homem, disse que o GPL está muito preocupado com o lixo que se encontra em toda extensão da orla marítima de Luanda. "Temos já barcos especializados na recolha de lixo, assim como camiões para materializar este projecto até ao último semestre deste ano. Agora é preciso que os cidadãos participem nesta iniciativa e ajudem a preservar melhor o ambiente”, adiantou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade