Política

Elevação do Cafunfo a município vai atrair mais investimentos

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

A proposta para a elevação do Cafunfo, actualmente localizado na circunscrição do Cuango, província da Lunda-Norte, à categoria de município, no quadro da nova Divisão Político-Administrativa (DPA), vai reforçar as iniciativas de investimento com impacto sócio-económico para as populações locais.

21/03/2023  Última atualização 08H07
Primeira secretária provincial do MPLA na Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho, apresentou a Agenda Política 2023 © Fotografia por: Benjamin Cândido | Edições Novembro

A garantia foi dada, sábado, naquela localidade, pela primeira secretária provincial do MPLA, Deolinda Vilarinho, durante a sua intervenção no acto de apresentação da Agenda Política 2023 do partido, onde declarou que a ideia de o Cafunfo ganhar novo estatuto administrativo, visa, essencialmente, assegurar a promoção do desenvolvimento local.

As autoridades e habitantes da Lunda-Norte apoiam a visão do Presidente João Lourenço que respondeu favoravelmente à proposta de aumentar o número de municípios da província. Isso, disse a responsável, vai contribuir significativamente na melhoria das condições de vida das populações.

A primeira secretária do MPLA lembrou que o projecto prevê que, além dos actuais dez, a província vai ganhar 19 novos municípios, passando a um total de 29 circunscrições. O Executivo, conforme declarou, está a trabalhar na criação de condições para a efetivação da nova Divisão Político-Administrativa, um projecto que contempla a elevação de entes comunais e outras localidades à categoria de municípios.

À semelhança de outras províncias do território nacional, para a Lunda-Norte, a DPA tem como objectivo conformar às exigências do crescimento demográfico, expansão dos serviços nos aglomerados populacionais, limites geográficos e infra-estruturas sócio-económicas, em alinhamento com a estratégia do líder do partido.

O presidente do MPLA, de acordo com Deolinda Vilarinho, aponta a redução das assimetrias, promoção do desenvolvimento harmonioso, qualidade na organização da prestação dos serviços essenciais à população, como sendo algumas das principais vantagens da nova Divisão Político-Administrativa. Lembrou que a proposta da DPA, elegeu as localidades do Dundo, Cafunfo, Calumbia, Caita, Capaia, Xá-Cassau, Caluango, Camaxilo, Luangue, Luremo, Camissombo, Luía, Cachimo, Canzar, Iongo, Cassanje-Calucala, Xinge, Muvuluege e Mussungue, para serem elevadas à categoria de municípios.

Para Cafunfo, particularmente, as perpectivas do partido que governa o país, estão centradas em atrair mais investimentos para os sectores de crucial importância económica, como a agricultura, pecuária e diamantes, afirmou. Ressaltou que se pretende com isso, reforçar mecanismos para o fomento da actividade empresarial, criação de riqueza para o país, incremento da produção interna de alimentos e aumento de emprego para a juventude local.

As potencialidades agrícolas, mineiras, hídricas e outras da localidade do Cafunfo, justificam ter o estatuto de município, defendeu Deolinda Vilarinho.

A redução do índice do desemprego, consta das prioridades da Agenda Política do MPLA, uma vez que a juventude "é o principal alvo de toda a acção e a chave para o sucesso das tarefas programadas”, disse.

Exortou aquela franja social a desempenhar o papel de vanguarda, com vista à preservação da paz social, para a concretização dos desígnios do partido, abstendo-se de práticas que levam à vandalização dos bens públicos e arruaças.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política