Política

Elevação de algumas comunas à categoria de municípios ajuda a solucionar problemas

Adérito Veloso | Malanje

O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, visitou, sábado , a comuna de Ngola Luije, município de Malanje, que, a partir de Janeiro de 2025, vai ser elevada à categoria de município, com a nova Divisão Político-Administrativa (DPA).

11/08/2024  Última atualização 09H46
Adão de Almeida visitou uma das comunas de Malanje que deve ser elevada à categoria de município a partir do próximo ano © Fotografia por: Arsénioi Bravo | Edições Novembro

Na sua intervenção, no acto político, Adão de Almeida apontou os fundamentos que estão na base deste novo figurino administrativo, cuja meta é garantir localmente a resolução dos problemas das populações.

O ministro de Estado anunciou que uma nova forma de ver como resolver os problemas nas comunidades vai ser discutida e provavelmente aprovada, na próxima semana, pela Assembleia Nacional, o que vai fazer com que a comuna de Ngola Luije, a partir de 2025, deixe de ser comuna e passe a município.

Segundo destacou, esta é uma medida que se aplica a várias outras localidades do país e que vai permitir com que "todos nós, desde o Governo Central até ao provincial e comunidades, passemos a abordar os problemas de modo diferente”.

"O objectivo principal é fazer com que a população de Ngola Luije diminua a sua dependência da sede de Malanje. Esta medida visa aproximar os serviços aos cidadãos”, afirmou.

Garantir o desenvolvimento

O ministro de Estado sublinhou a importância que o Executivo angolano e o Presidente da República têm dado ao desenvolvimento das comunidades, com a implementação dos vários programas, entre os quais o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

"Há vários projectos que estão a ser implementados, como o PIIM, que estão a permitir a construção de muitas escolas, postos médicos, centros de saúde e outras infra-estruturas de que as localidades precisam”, disse.

Adão de Almeida apontou, igualmente, as acções que estão a ser desenvolvidas através do Programa de Combate à Pobreza, cujas acções incidem sobre a melhoria das condições das comunidades, assim como o programa Kwenda, de transferências monetárias às comunidades mais vulneráveis.

"A preocupação está a ser firmemente abordada, e estes programas, que são implementados todos os dias, visam melhorar as condições de vida das nossas comunidades”, vincou.

Mais-valia

No acto, o governador da província de Malanje, Marcos Nhunga, falou da importância da visita do ministro de Estado à comuna de Ngola Luije, tendo apresentado alguns problemas relacionados com a falta de estradas, energia eléctrica e água potável, escolas e postos de saúde.

Consta ainda das preocupações apontadas pelo governante a falta de habitação para os técnicos ligados a diversos sectores.

"Vamos continuar a trabalhar para que as condições de vida das populações sejam melhoradas”, assegurou.

A visita de Adão de Almeida enquadra-se no âmbito da realização do 10º Fórum dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), que se realizou em Malanje de 9 a 10 de Agosto.

A delegação do chefe da Casa Civil do Presidente da República, que integrou o ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, e o governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, visitou, também, ainda na comuna de Ngola Luije, que fica a 35 quilómetros do município de Malanje, uma escola primária, um centro de saúde e a ponte sobre o rio Ngola Luije.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política