Cultura

Elenco de luxo da antiga e nova geração animam projecto artístico “Sembalgia”

Maria Hengo

Jornalista

Os músicos Lulas da Paixão, Calabeto e Jojo Gouveia, são as atracções da edição do projecto cultural e artístico “Sembalgia”, que acontece, hoje, às 12h00, no Resort Bantu, em Luanda.

04/08/2024  Última atualização 11H27
Os músicos Lulas da Paixão e Calabeto são duas figuras com trajectórias artísticas invejáveis no contexto musical nacional e com sucessos garantidos no semba © Fotografia por: DR

Para fazer a festa, os DJ Diboras, Deejay's e Domingos  juntam-se ao palco para um momento mais descontraído e para fazer vibrar o público.

Na primeira edição, o responsável do espectáculo, António Oliveira explicou que pretende proporcionar um momento único ao público. A escolha do elenco, disse, dá garantias de que o público terá uma tarde de emoções e conseguirão atender às expectativas de quem quiser ter uma tarde diferente.

Quanto à máquina organizativa, o promotor acrescentou que está tudo preparado para a grande festa. O público, destacou, terá o que há de melhor, tendo reforçado que será uma tarde de muitas surpresas.

Dono de uma trajectória artística invejável, Lulas da Paixão nasceu no dia 11 de Novembro de 1946, na Ilha do Cabo, em Luanda, em 1957, onde começou a sua carreira artística como vocalista do grupo "A Caravana”. A sua grande ­projecção deu-se em 1968, ­quando actuou com o extinto grupo Musangola, no projecto musical e cultural "Kutonoka”. Enquanto compositor, produziu várias músicas, entre as quais se destacam "Mukagiami”, "Lolito”, para Carlos Burity, "N'ga Kinga”, para Pedrito, "Ti Chico2”, para António Paulino, "Zinha”, para Dina Santos e muitos outros temas. Lulas da Paixão é considerado um dos maiores compositores de Angola. Como artista, Lulas da Paixão tem passagens em diferentes agrupamentos com realce para "Os Corimbas”, "Os Ébanos”, "Os Astros”, Jovens do Prenda, Os Merengues”, "Semba Tropical” e "Movimento.

António Miguel Manuel Francisco "Calabeto” nasceu na província de Luanda, a 3 de Abril de 1945, iniciou a sua actividade na Missão Evangélica, fazendo parte do coro daquela congregação religiosa.

Em 1958, fundou a Turma Rio de Janeiro. Com uma carreira iniciada na década de 1950, Calabeto possui um repertório no qual se destacam vários temas de sucesso, como "Nzambi”, "Ngolo Yami”, "Avante o Poder Popular”, "Tussocana Kiebi”, "Camarada Presidente”, "Nguami Maka”, "A Vitória é Certa”, "Ngui dia ngui nua” e "Divórcio”.

Natural de Sanza Pombo, província do Uíge, Jojó Gouveia despontou com "Recado” e com versões de temas de Beto de Almeida, com uma bagagem de música de bar, como trovador e outras experiências artísticas.  Depois do seu estabelecimento no mercado, teve êxitos em "Carta pa bó” e "Perdão”, versões de temas dos Tropical Band e Eduardo Paím.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura