Política

Eleita nova secretária executiva da OMA na província do Huambo

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

A militante Celina Ana Manuel Luvindja foi eleita, sexta-feira, secretária executiva da OMA na província do Huambo, com 96,7 por cento dos votos, durante a I assembleia extraordinária da organização feminina do MPLA.

01/10/2023  Última atualização 11H18
© Fotografia por: DR

Celina Luvindja substitui a militante Dolina Nassocópia Miguel Tchinhama, que deixa o cargo depois de dois anos e oito meses, por incompatibilidade de funções de deputada. A primeira assembleia provincial extraordinária da OMA, presidida pela primeira-secretária do MPLA no Huambo, Lotti Nolika, decorreu no salão do Clube Desportivo Ferrovia e contou com a participação de 546 delegadas vindas dos onze municípios da província, dos 615 previstas.

No discurso, Lotti Nolika destacou ser um orgulho para o MPLA ter uma primeira- secretária com uma trajectória brilhante, que começou na JMPLA e hoje atinge o posto máximo na hierarquia a nível da região do Planalto Central. A dirigente política apelou, na ocasião, à recém-eleita, no sentido de assumir com humildade, zelo e dedicação as responsabilidades que lhe foram incumbidas.

A primeira-secretária do MPLA esclareceu que o segredo do trabalho consiste na organização, planificação, execução e controlo das actividades a serem realizadas e dirigidas com intuito de alcançar resultados satisfatórios. Para tal, Lotti Nolika apontou para a necessidade de haver unidade no seio do órgão colegial e pedir conselho à maioria e nunca decidir sozinha, "visto que a humildade e simplicidade são os segredos de uma boa dirigente”.

Ao falar à imprensa, após o encontro das militantes, a nova primeira-secretária da OMA no Huambo, Celina Luvindja, de 45 anos, pediu o empenho de todos e prometeu trabalhar para o bem-estar das populações da região do Planalto Central, sendo esta uma das linhas de força durante o seu mandato à frente da organização feminina. Até então, a nova dirigente executiva da OMA no Huambo desempenhava as funções de primeira-secretária do MPLA no município do Ucuma.

 
Revitalização das estruturas

Celina Luvindja garantiu que a OMA vai manter a aposta na revitalização das estruturas de base do MPLA, com vista a fortalecer as acções políticas. Apontou a necessidade de se manter contacto de forma regular, directa e permanente com as militantes das estruturas de base, como forma de conhecer os problemas que cada comunidade enfrenta.

Por sua vez, a secretária do Departamento para Acção Social e Cidadania e membro executivo do Grupo de Acompanhamento do Comité Nacional da OMA à província do Huambo, Manuela Gaspar, disse que as militantes devem  integrar-se massivamente nos comités de acção, visando criar mais dinamismo para o fortalecimento da organização feminina. Para execução deste desiderato, a responsável pediu o envolvimento de todas as militantes, estreitando a ligação da direcção com as bases, tendo em atenção as metas traçadas pelo MPLA.

"Contamos consigo para o prosseguimento do programa de acção da OMA e das responsabilidades atribuídas a esta organização pelo partido, na mesma dimensão da cessante, melhorando cada vez mais a actuação da agremiação na província do Huambo, para torná-la no berço forte do MPLA mais forte”, vincou.

A responsável elogiou o engajamento, o sentido patriótico, a dedicação e a convicção partidária demonstrados pela secretária cessante, facto que contribuiu, entre vários, nos alicerces da organização e na vitória do partido nas eleições gerais de 24 de Agosto de 2022.

A reunião decorreu sob o lema "Mulher Angolana – Participação, Inclusão e Desenvolvimento”.


Cecília Incha eleita no Cuando Cubango

Cecília Bimba Incha foi eleita, ontem, na cidade de Menongue, como nova secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Cuando Cubango, durante a realização da I assembleia extraordinária desta organização feminina do MPLA.

A nova representante da OMA do Cuando Cubango, que desempenhava as funções de secretária adjunta, substitui Rosa Cacuhu, que conduziu o destino da organização durante sete anos e exerce, actualmente, as funções de deputada à Assembleia Nacional.

Na referida sessão extraordinária, que foi testemunhada pelo primeiro-secretário do Comité Provincial do MPLA, José Martins, e pela coordenadora adjunta do grupo de acompanhamento do Secretariado Executivo Nacional da OMA, Bibiana Nandombua, a nova secretária da organização feminina no Cuando Cubango, Cecília Bimba Incha, foi eleita com 390 votos a favor, das 400 delegadas provenientes de todos os municípios.

Na ocasião, as delegadas elegeram, igualmente, Firmina Maria Tchaluta para exercer as funções de secretária adjunta da OMA na província, num ambiente de festa.

A nova secretária da OMA agradeceu pela oportunidade e confiança que lhe foi concedida, com a promessa de tudo fazer para corresponder às expectativas dos membros daquela organização feminina do MPLA no Cuando Cubango.

Sublinhou que a OMA, sendo uma organização social feminina do partido, cujo objectivo é mobilizar, educar as mulheres para a realização dos ideais  do MPLA, vai continuar com as mesmas premissas de estimular a coesão política, com maior engenho na mobilização, cumprindo as directrizes do Secretariado Nacional e Provincial. A dirigente garantiu que vai continuar a promover e a defender os direitos da mulher.

Nicolau Vasco | Menongue


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política