A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
O antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
Várias culturas de massango, massambala, milho e outros produtos foram devastadas, nos últimos dias, por elefantes que invadiram campos agrícolas na comuna de Oshimolo, município do Cuanhama, província do Cunene.
Segundo o administrador comunal, Amadeu Hidissange, os elefantes continuam a provocar pânico no seio da população camponesa, principalmente nas localidades de Osandi, Omatunda, Onghanga, Oshimbiu e Okandjendje, situação que está criar dificuldades à população, que tem no campo a única fonte de sustento das famílias.
"Existe uma manda de aproximadamente 40 elefantes, incluindo crias, que está a dar cabo da produção agrícola. Esperávamos boas colheitas, mas, com esta invasão, o ano agrícola fica comprometido”, disse o administrador, acrescentando que, até ao momento, mais de 45 lavras foram destruídas por elefantes. "É preciso que se encontre uma solução para que os animais não continuem a destruir as lavras dos camponeses”, acrescentou.
Amadeu Hidissang informou que, para afugentar os elefantes, a população está a fazer fogueiras e usar instrumentos de alar-me. Acrescentou que, apesar de prejudicarem as culturas, os camponeses não abatem os animais, mas fazem com que eles fujam. Referiu que a situação e preocupante, porque com a destruição das culturas fica, igualmente, afectada a dieta alimentar dos camponeses. Na procura de água e alimentos, os elefantes abandonam o seu habitat e, como consequência, por onde passam, devoram tudo o que encontram.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, apelou ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), na inauguração da Sede de Cabinda, para que se preste atenção especial aos crimes cibernéticos praticados na província.
O líder do MPLA e candidato a Presidente da República, João Lourenço, participou, este domingo, em Luanda, num passeio de bicicleta, integrado num acto de apoio a sua candidatura nas Eleições Gerais de 24 de Agosto.
Até Dezembro deste ano, a companhia aérea angolana de bandeira (TAAG) vai implementar voos de ligação entre as cidades do Uíge, Cabinda e Kinshasa (República Democrática do Congo), anunciou ontem, o líder do MPLA, sendo ovacionado pela população que o acompanhava atentamente. Ouvia-se, entre gritos e assobios, que era uma boa "notícia".
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considerou improcedente a reclamação do Partido Humanista de Angola (PHA) sobre determinados aspectos da Lei Eleitoral, por ser submetida fora do prazo. A informação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, no final da sessão plenária extraordinária daquele órgão.
O presidente do P-Njango, Dinho Chingunji, disse, ontem, em Moçâmedes, província do Namibe, que, caso vença as Eleições Gerais de 24 de Agosto, vai apostar na juventude, por ser a franja maioritária da sociedade angolana e que está “bem preparada para conduzir, com eficiência, os destinos do pais”.
Os representantes das forças políticas e coligação de partidos, na província do Cuando Cubango, concorrentes às próximas eleições gerais de 24 de Agosto , garantiram, na cidade de Menongue, estarem preparados para “mergulharem” mata adentro, ao encontro das comunidades das zonas de difícil acesso e convencer as pessoas a votarem nos seus programas de governação.
O representante permanente de Angola Junto da União Africana (UA), embaixador Francisco José da Cruz, integra a Missão de Observação Eleitoral conjunta de curto prazo da UA e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), que vai acompanhar as Eleições Gerais no Quénia do dia 9 deste mês.