Mundo

Egípcios iniciam hoje corrida às presidenciais

JA Online

As eleições presidenciais egípcias decorrem entre hoje e terça-feira para eleger um de quatro candidatos, incluindo o atual chefe de Estado.

10/12/2023  Última atualização 11H17
Egípcios iniciam hoje corrida às presidenciais © Fotografia por: Lusa

Abdelfatah al-Sissi, actual presidente do Egipto,  é considerado favorito para um terceiro mandato de seis anos, tem pela frente Farid Zahran, líder do Partido Social Democrata Egípcio (PES), Abdel Sanad Yamama, presidente do Partido Wafd, e Hazem Omar, do Partido Popular Republicano (RPP), candidatos "autorizados” pelo actual regime, que reprimiu os opositores mais importantes, impedindo-os de concorrer.

Segundo a Autoridade Nacional de Eleições (NEC, na sigla inglesa), cerca de 67 milhões de egípcios com mais de 18 anos deverão ir às urnas (estarão abertas 10.085 assembleias de voto), incluindo os cerca de 14 milhões no estrangeiro, tendo estes últimos tido a oportunidade de votar entre 01 e 03 deste mês em 137 embaixadas e consulados do país em 121 Estados.

Esta é a terceira eleição desde que al-Sissi assumiu a liderança do Egipto após o golpe de Estado de 2013 que derrubou o governo da Irmandade Muçulmana, liderado por Mohamed Morsi, cujo antigo marechal era ministro da Defesa, avançou a Lusa.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo