Política

Egídio de Sousa Santos apresenta cartas credenciais ao Chefe de Estado da RCA

O novo representante especial do presidente da Comissão da União Africana (CUA) e chefe da Missão da UA para a África Central e Oriental (MISAC), o angolano António Egídio de Sousa Santos, apresentou as cartas credenciais ao Presidente da República Centro-Africana (RCA), Faustin-Archange Touadéra.

15/04/2024  Última atualização 10H09
Egídio Santos assinalou o “empenho inabalável” da UA enquanto garante do Acordo Político para a Paz e a Reconciliação © Fotografia por: DR

De acordo com o comunicado de imprensa da Representação Permanente de Angola junto da União Africana (UA), em Adis Abeba (Etiópia), durante a cerimónia, que teve lugar sexta-feira última, em Bangui, o embaixador Egídio de Sousa Santos, exprimiu gratidão pela nomeação pelo presidente da Comissão, Moussa Faki Mahamat, e reafirmou a solidariedade da UA para com o povo e o Governo da RCA "na sua legítima aspiração de paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento”.

O novo representante especial do presidente da Comissão da União Africana (CUA) e chefe da Missão da UA para a África Central e Oriental (MISAC) reiterou, igualmente, "o empenho inabalável da União Africana, na  qualidade de garante do Acordo Político para a Paz e a Reconciliação (APPR-RCA), de continuar a acompanhar os seus esforços de estabilização do país, para além de respeitar a soberania, a unidade e a integridade territorial da RCA”.

Em conformidade com o mandato da MISAC, António Egídio de Sousa Santos comprometeu-se a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades, as partes interessadas nacionais, incluindo a sociedade civil, e não só, bem como com os parceiros regionais e internacionais, face aos "complexos desafios que o país enfrenta”.

A este respeito, recordou o empenho da UA na RCA e incentivou todas as partes interessadas a trabalharem em conjunto para a consolidação da paz, da reconciliação e do desenvolvimento sustentável.

O diplomata angolano foi nomeado a 7 de Novembro de 2023 e a 12 de Março de 2024 recebido, em audiência, em Adis Abeba, por Moussa Faki Mahamat, na presença do representante permanente de Angola junto da UA e UNECA, Miguel César Bembe, que é também o embaixador do país na Etiópia.

General de Exército reformado, Egídio Sousa Santos foi chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) de Abril de 2018 a Janeiro de 2023. Entre 2004 e 2011, já nomeado embaixador, António Egídio de Sousa Santos foi secretário-geral adjunto da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Professor na Universidade Agostinho Neto (UAN), em Angola, é pós-doutorado em História e Civilizações pela École de Hautes Études et Sciences Sociales (EHESS) de Paris.

É diplomado pela Escola Superior Político-Militar de Lvov-Ucrânia, na antiga URSS (1980 a 1985) e pelo Intituto Superior de Ensino Militar -ISEM-, Luanda, em Comando e Direcção (2006).

Além de Português, fala, fluentemente, Francês, Russo, Kimbumdu e Kikongo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política