Política

Efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança debatem sobre a geopolítica no continente

Pedro Ivo

Jornalista

Os oficiais generais e superiores das Forças Armadas Angolanas (FAA), da Polícia Nacional (PN), membros da sociedade civil e académicos analisaram, segunda-feira, em Luanda, questões ligadas à geopolítica africana e às organizações de segurança continental.

28/05/2024  Última atualização 10H07
Director-geral do Instituto de Defesa, António Miranda © Fotografia por: DR

De acordo com o director-geral do Instituto de Defesa Nacional (IDN), vice-almirante António Miranda, a formação teve como finalidade estudar as causas e funcionamento dos mecanismos de segurança actualmente existentes nas diferentes sub-regiões de África.

O IDN, referiu o vice-almirante, pretende que os temas apresentados sejam abordados numa perspectiva africana por diversos conferencistas, como oficiais generais e comissários, oficiais superiores das FAA e da Polícia, assim como conceituados académicos nacionais e pensadores africanos. Por sua vez, o director-geral adjunto do IDN, Hélder Cafala, acrescentou que se pretendeu com o curso obter uma discussão ampla sobre a visão actual de África, com recurso ao passado, e perceber como as organizações de segurança africanas têm ajudado para que o continente permaneça intacto e com uma perspectiva de desenvolvimento para os próximos anos.

"Precisamos reflectir África em aspectos como estes. Não se deve fazer política sem antes passar pelo crivo da Academia, onde os académicos devem trazer uma perspectiva do que se quer, para então os políticos poderem implementar o que é o ideal", defendeu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política