Os cidadãos angolanos aprovados no Concurso Público da Comissão Nacional Eleitoral para trabalhar nas mesas de assembleia de voto, em Brasília, nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo, participam, desde esta terça-feira, numa acção formativa que decorre na embaixada de Angola no Brasil.
O director provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), comissário de migração Francisco António Paulo, exortou, sexta-feira, os efectivos da Polícia Nacional, na região, para redobrar a atenção e prontidão no exercício das funções, de modo a manterem a ordem e tranquilidade públicas ao longo do processo eleitoral.
De acordo com o também delegado em exercício do Ministério do Interior no Zaire, que falava na abertura das actividades comemorativas do 43º aniversário do Ministério do Interior, a celebrar-se a 22 de Junho sob o lema "MININT 43 anos, firme na garantia da paz, segurança e tranquilidade”, as eleições de Agosto devem servir como factor de preservação da paz, democracia e unidade nacional.
Para o êxito do processo, o comissário de migração Francisco Paulo disse que é necessário que os efectivos da Polícia Nacional sejam exemplares no asseguramento do pleito, realçando que cada um deve exercer livremente o direito de cidadania.
"Apesar do contexto político, económico e social que o país atravessa resultante da crise sanitária, que advém da pandemia da Covid-19, os efectivos da Polícia Nacional não devem deixar de evidenciar a imagem da corporação”, apelou.
Orientou que os comandantes municipais devem intensificar o diálogo com as comunidades, levando conteúdos informativos sobre os resultados das acções diárias da corporação e as transformações operadas para a organização.
No âmbito do programa de actividades do 43º aniversário do MININT no Zaire, uma palestra sobre o fenómeno de tráfico de seres humanos em Angola preencheu o acto de abertura presenciado pelos agentes da Polícia Nacional, dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), Penitenciário e de Protecção Civil e Bombeiro, na região.
Na ocasião, o coordenador do Comité Provincial dos Direitos Humanos no Zaire, o inspector-chefe Kinkela Jacob, considerou que está controlado o fenómeno de tráfico de seres humanos, mas sem revelar dados: "As crianças e mulheres são as principais vítimas deste fenómeno, pelo que toda a sociedade deve manter-se vigilante, com vista a denunciar todo o caso que se tipifique como tráfico de seres humanos”.
Actividades políticas e sociais, com destaque para doação de sangue ao Hospital Provincial do Zaire, deposição de coroa de flores ao túmulo de soldados desconhecidos, uma missa e o encerramento do curso da Unidade de Reacção e Patrulhamento da Polícia Nacional, na região, constam do programa.
Presentes nas comemorações do 43º aniversário estiveram membros do Conselho Consultivo da Delegação do Ministério do Interior no Zaire.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
O cabeça-de-lista pelo círculo provincial de Luanda da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), Hélder Chihuto, disse segubnda-feira, que o contacto porta a porta com o público eleitor residente nos vários municípios e distritos da capital do país permitiu confirmar a grande empatia e interpretação do Manifesto Eleitoral daquela força política.
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
O candidato do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, prometeu, ontem, na cidade de Menongue, que tem como principal aposta para a província do Cuando Cubango a revitalização do projecto turístico transfronteiriço Okavango/Zambeze (KAZA) e o fomento da prática da Agricultura.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).