Política

Efectivos da Polícia garantem prontidão

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

As estratégias levadas a cabo pelo Comando Geral da Polícia Nacional, tendo em vista o asseguramento das eleições gerais marcadas para 24 de Agosto, estão a permitir que a corporação na Lunda-Norte esteja em prontidão para garantir a ordem, tranquilidade e segurança em todas as fases do processo.

16/06/2022  Última atualização 11H40
© Fotografia por: Polícia reforçada com mais três viaturas na Lunda-Norte

A garantia foi dada ontem, no Dundo, pelo 2º comandante provincial para a Protecção e Intervenção da Lunda-Norte, subcomissário Fernando Henriques, que falava à margem da recepção de três das quatro viaturas oferecidas pela Sociedade Mineira de Catoca ao Governo local, no quadro das acções  de responsabilidade social da empresa, afirmando que em termos de efectivos "tudo está devidamente alinhavado para a cobertura das eleições gerais”. Fernando Henriques afirmou que só nesta fase as actividades dos partidos políticos que já iniciaram as pré-campanhas, sobretudo, os actos de massas, têm sido asseguradas pela Polícia Nacional.

Depois de receber  as  chaves dos meios de transporte   das  mãos do governador provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, em   cerimónia realizada na Praça Agostinho Neto, o 2º comandante disse que o plano operacional para o asseguramento das eleições está aprovado pelas estruturas centrais da Polícia Nacional.

As medidas, conforme declarou, estão traçadas e a Polícia Nacional na Lunda-Norte espera contar com uma conduta cívica  de todos  os actores políticos envolvidos no processo eleitoral, com elevado sentido de respeito à tolerância, para se fazer face às perspectivas de uma verdadeira festa democrática.

Disse que o asseguramento das eleições gerais pela Polícia Nacional se resume, igualmente, com sucessivos apelos para a observância de princípios de boa conduta por parte dos opositores da disputa pelo poder e promover o bem-estar de todos os angolanos.

Para o exercício de uma actividade que corresponda aos anseios dos cidadãos e actores políticos com a garantia do sentimento de segurança, todas as unidades policiais da Lunda-Norte precisam ser reforçadas com uma capacidade operacional adequada, acrescentou o 2º c-mandante. Realçou que as três viaturas vão ajudar a atenuar as dificuldades em termos de manobras da Polícia a nível do município do Chitato, que considerou a praça com maior número de eleitores na Lunda-Norte. 

Por sua vez, o assessor de direcção da Sociedade Mineira de Catoca para a Comunicação Institucional, Pedro Capumba, explicou que a operadora diamantífera atendeu ao pedido do Governo da Lunda-Norte em apoiar a Polícia Nacional, cuja mobilidade do efectivo carece de  meios de transporte.  Além das três viaturas entregues à Polícia Nacional, o Instituto de Luta Anti-drogas na Lunda-Norte recebeu, também, um meio de transporte  todo-o-terreno,  para facilitar o trabalho de combate à toxicodependência nos dez municípios da província.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política