O comandante da Força Aérea Nacional (FAN), general Virgínio da Cunha Pinto, exortou os educadores patrióticos daquele ramo das Forças Armadas Angolanas a reforçarem o papel de intervenção e influência positiva junto das tropas, com o objectivo de elevar a prontidão combativa e fortalecer a consciência patriótica.
Falando na abertura da 16ª Reunião Metodológica dos Órgãos de Educação Patriótica da Força Aérea Nacional, que decorre desde ontem e encerra hoje, na cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, destacou a necessidade de continuar a trabalhar no fortalecimento da consciência patriótica dos militares para a defesa incondicional da pátria.
Sublinhou que o educador patriótico deve ser um bom militar, um excelente patriota e possuir o suficiente domínio da realidade das tropas. Além de transmitir conhecimentos sobre o país, a região e o mundo, o educador patriótico deve transmitir à tropa o orgulho de fazer parte das Forças Armadas Angolanas e a honra pelos símbolos nacionais.
Virgílio Pinto disse que os órgãos de Educação Patriótica constituem um poço da moral e de valores para disseminar e contagiar os efectivos de forma permanente e da necessidade de aproveitar os tempos livres da tropa para acções de moralização.
Apontou a preparação e o aperfeiçoamento permanente das tropas como factores fundamentais para a edificação de um exército forte e moderno, capaz de cumprir com eficácia as missões nas mais complexas condições.
O comandante disse que, face aos novos desafios do país, a FAN é chamada a cumprir incondicionalmente as diversas missões. "Os militares devem ter consciência de que no mundo moderno nada é estático. Por isso, devem acompanhar as orientações superiores à luz da preparação permanente dos efectivos”, referiu.
Segundo o general, o respeito das FAA pela pátria e pelos angolanos passa, necessariamente, pelo reconhecimento dos valores patrióticos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A visita de Estado do Presidente João Lourenço à Itália foi positiva e permitiu elevar as relações bilaterais a vários níveis. A constatação é do ministro das Relações Exteriores, Téte António, que fez, sexta-feira, o balanço dos dois dias de actividades.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
A então Vila Amélia, hoje Cidade de Cabinda, que a 28 de Maio do longínquo ano de 1956, por Portaria exarada pela antiga Administração Colonial Portuguesa, ascendeu à categoria de cidade e, do ponto de vista do seu crescimento social, de lá para cá evoluiu substancialmente, quer ao nível das infra-estruturas, como dos serviços e em termos demográficos.