Sociedade

Educação reavalia cursos técnicos

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O Ministério da Educação (MED) está a desenvolver um trabalho de reavaliação do funcionamento dos cursos técnicos no país, anunciou, ontem, no Lucapa, província da Lunda-Norte, a titular do sector.

18/09/2021  Última atualização 08H10
Ministra esteve em visita de trabalho na Lunda-Norte © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro
Luísa Grilo, que falava durante a inauguração do Instituto Médio Politécnico do Lucapa, avançou que a ideia é, também, proceder o redimensionamento, melhoramento, melhoria e fortalecimento do sistema de ensino na área da Agricultura.

A instituição escolar, inaugurada pela ministra da Educação e pelo governador Ernesto Muangala, tem 16 salas de aula, para acolher 1.152 alunos em dois turnos, laboratórios de Física, Biologia, Química e Multimédia, além de uma biblioteca.

É no quadro desse projecto de redimensionamento, que conta com a cooperação de uma agência francesa, que o Executivo leva a cabo uma série de acções, entre as quais, a criação de institutos técnicos, para a formação de quadros para o mercado do emprego, tanto para a administração pública como para o sector empresarial.

O instituto, ora inaugurado no quadro das festividades do 17 de Setembro - Dia do Herói Nacional, vai ministrar cursos técnicos nas áreas de Gestão  Informática, Indústria Extractiva, Química e Ambiente.
As obras do instituto custaram aos cofres do Estado mais de dois mil milhões de kwanzas, através da linha de financiamento da Eurobonds.

A ministra da Educação espera que o instituto corresponda às expectativas, em termos de formação de quadros nas áreas de potencialidades do município, principalmente, o da indústria diamantífera e agrícola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade