O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola tem 22 escolas especiais e 938 de carácter inclusivo, em 16 províncias, que atendem mais de 40 mil alunos, anunciou, esta segunda-feira, em Luanda, o director Nacional da Educação Especial.
"O Ministério da Educação orienta as escolas especiais a se redimensionar em escolas inclusivas e em núcleos de apoio de inclusão, para que possam acolher todo o tipo de alunos, não apenas aqueles com deficiência", sublinhou Fernando Laureano, quando dissertava sobre "O Estado da educação, os seus desafios e as estratégias que conduzirão à melhoria significativa da sua qualidade”.
Fernando Laureano explicou que um dos objectivos do Ministério da Educação é fazer com que todas as escolas do país se tornem mais inclusivas.
Assegurou que o Executivo presta especial atenção à aquisição de meios para equipar as escolas especiais e carácter inclusivo, apesar de reconhecer algumas dificuldades.
Segundo a ministra da Educação, Luísa Grilo, o 4º Conselho Consultivo tem como objectivo principal avaliar o grau de cumprimento dos programas do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022 e redefinir as estratégias metodológicas e de acção que visam transformar a Educação, para responder aos desafios da inclusão escolar no país.
Luísa Grilo acrescentou que, no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022, o sector da Educação conta com vários projectos e acções que visam melhorar o processo de ensino e aprendizagem, com destaque para o aumento significativo de infra-estruturas escolares, aquisição de meios didácticos, laboratoriais, entre outros.
O estado de implementação do projecto de recuperação do atraso escolar no ensino regular, a proposta de organização curricular do III ciclo de aprendizagem e do ensino primário, os exames nacionais piloto, bem como instrumentos de trabalho e meios de conteúdo da organização do sistema educativo no país constam entre os temas em análise no 4º Conselho Consultivo do Ministério da Educação, que conta com a presença de mais de 200 participantes, entre directores nacionais, provinciais, administradores municipais, chefes de departamento e parceiros do Ministério da Educação.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
Duas agentes eleitorais morreram e outros dois ficaram feridos, esta terça-feira, na província do Bié, em consequência do capotamento de uma viatura que prestava serviço à Comissão Municipal Eleitoral do Cunhinga cujas causas do acidente ainda estão por determinar.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) anunciou, terça-feira, que "a mudança da estação de cacimbo para a época chuvosa vai continuar a ter temperaturas baixas até Setembro para as províncias banhadas pelo Oceano Atlântico".
As aulas em todas as instituições de Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Secundário públicas, comparticipadas e privadas arrancam no dia 6 de Setembro, de acordo com o Calendário Escolar Nacional para o ano lectivo 2022/2023.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.