Sociedade

Educação aposta no fomento do hábito de leitura

Pedro Bica| Jornalista

O Ministério da Educação (MED) começou, na quarta-feira, em Luanda, a auscultação pública para a implementação do Plano Nacional de Leitura (PNL), criado com o objectivo de promover os hábitos de leitura e escrita nas famílias, assim como potenciar as bibliotecas públicas.

12/04/2024  Última atualização 08H20
Ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo © Fotografia por: Arquivo
A ministra Luísa Grilo, que procedeu à apresentação do plano, explicou que a iniciativa é uma estratégia do Executivo angolano, para promover o hábito de leitura e a escrita nas crianças e nos alunos.

A leitura, assegurou, é um exercício importante que todos devem abraçar e praticar. "Cada um pode e deve buscar mais conhecimento”, disse.

O plano de leitura, adiantou, inclui, também, a produção de livros para pessoas com deficiência visual e sobre as línguas bantu.

Importância do livro

A ministra da Educação, Luísa Grilo, disse que, apesar das novas tecnologias de informação e comunicação, o livro continua a ser insubstituível.

"Precisamos ler e cultivar hábitos. É através da leitura que se aprende e se conhece muita coisa. Hoje dissemos que a Internet veio substituir o livro, mas com o Plano Nacional de Leitura queremos reafirmar que o livro jamais será substituído”, referiu.

Até ao momento, realçou, o país conta apenas com 40 bibliotecas provinciais e menos de 15 livrarias. "É fundamental construir novas, reabilitar as existentes e apetrechá-las”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade