Sociedade

Educação aposta em escolas de referência

Alberto Quiluta

Jornalista

O Ministério da Educação aposta em escolas de referência para melhorar a formação e capacitação de professores e formadores, visando reforçar as competências do sector.

24/01/2023  Última atualização 08H36
Segunda fase do projecto apresentada ontem em Luanda © Fotografia por: Contreiras Pipa | edições novembro

A garantia foi dada, segunda-feira, em Luanda, pela ministra da Educação, Luísa Grilo, durante a apresentação da segunda fase do Projecto de Criação de Escolas de Referência (PCER). 

Deu a conhecer que a segunda fase do Projecto de Criação de Escolas de Referência, a de desenvolvimento, visa dar resposta à procura da excelência, para impactar na qualidade do ensino e aprendizagem. 

"O Projecto de Criação de Escolas de Referência (PCER) tem como finalidade preparar, implementar, monitorar e avaliar os planos de promoção da qualidade das instituições de ensino”, referiu. 

A ministra explicou que a fase de desenvolvimento vai aumentar a capacidade dos gestores das instituições inscritas no projecto, por intermédio de formações e promoção contínua. 

A fase de desenvolvimento visa, também, melhorar as capacidades e competências dos professores e demais funcionários administrativos, além de possibilitar a disponibilização de equipamentos, a melhoria das condições financeiras e a manutenção das infra-estruturas. 

Segundo Luísa Grilo, o projecto contempla várias áreas de intervenção, a destacar a elaboração do projecto educativo, melhoria das condições materiais e orçamentais das escolas, de competências e condições dos professores, aperfeiçoamento dos processos de gestão escolar e a promoção de avaliação externa das aprendizagens dos alunos. 

A ministra da Educação lembrou que a primeira fase do PCER culminou com o lançamento e a criação das estruturas executivas, nomeadamente a Comissão Nacional de Gestão, criada por Despacho Presidencial nº 3 11/21, de 22 de Janeiro, com as 18 comissões provinciais de gestão local, criadas pelos governos provinciais, e a selecção de 58 instituições educativas, escolares e formativas, para o arranque da transformação qualitativa. 

Acrescentou que foi dada prioridade às instituições do ensino secundário técnico profissional, de formação de professores e de formação profissional básica, pelo papel que estes subsistemas jogam na qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho. 

O Projecto de Criação de Escolas de Referência (PCER) conta com 58 instituições, nomeadamente quatro Magistérios, nas províncias do Cuanza-Norte, Huíla, Luanda e Lunda-Norte, 11 escolas do Ensino Pré-Escolar e Ensino Geral, nas províncias de Benguela, Bié, Cabinda, Cunene, Huíla, Luanda e Namibe, 37 escolas de Ensino Técnico-Profissional, nas províncias do Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cuando Cubango, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Cunene, Huambo, Huíla, Luanda, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire, e seis centros de formação profissional, em Cabinda, Luanda, Lunda-Norte e Moxico. 

O acto de apresentação da segunda fase do Projecto de Criação de Escolas de Referência contou com a presença da assessora da Vice-Presidente, Elsa Barber, dos secretários de Estado para o Ensino Secundário e do Ensino Pré-Escolar e Primário, Gildo Matias e Pacheco Francisco, bem como directores de escolas das 18 províncias e parceiros. 

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