Regiões

Educação ambiental está ganhar adesão no Namibe

João Upale | Moçâmedes

Jornalista

A Organização de Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ODCR) está a realizar em Moçâmedes (Namibe) o projecto "3 R" - Re-duzir, Reciclar e Reutilizar, visando educar os cidadãos sobre a necessidade de conservação e preservação do meio ambiente.

27/06/2022  Última atualização 10H08
Ambientalistas trabalham para boas condições de saúde © Fotografia por: DR

A consultora de gestão da referida ONG, Miriam Marques, disse ao Jornal de Angola que a acção começou com a sensibilização das crianças, ensinando-as como reduzir, reciclar e reutilizar os sacos plásticos, por meio da separação dos outros resíduos sólidos que agridem o meio ambiente. 

O projecto, depois de atingir o maior mercado informal da cidade de Moçâmedes, no bairro 5 de Abril, que mais detém aglomerado populacional,  abrangeu, igualmente, a limpeza da praia das Miragens, no último sábado. 

Miriam Marques disse estar preocupada com a crescente poluição que se verifica na cidade, que outrora foi uma das mais limpas do país. 

Disse que  há uma aposta séria no "lançamento da semente", para reeducar as pessoas a terem uma consciência sã quanto ao tratamento do lixo que em grande medida tem vindo a provocar a disseminação de doenças. 

O projecto, acrescentou, encontra-se, ainda, em fase embrionária, e tão-logo os testes saiam conforme o previsto estender-se-á aos de-mais municípios da província do Namibe. "Estamos a ser bem recebidos, as nossas actividades estão a ser basicamente um sucesso, e estamos a ter bons resultados", assegurou. 

Sem revelar os custos, Miriam Marques garantiu que o projecto, a durar três anos, vai contar com o financiamento da União Europeia em parceria do Governo da Província através da direcção da Cultura, Turismo e Ambiente. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões