Cultura

Eduardo Paim promete actuação vibrante no sábado

Analtino Santos

Jornalista

Eduardo Paim é a proposta para o grande concerto mensal, no Atelie do Peixe, na rua 11 do Futungo de Belas, que acontece, sábado, a partir das 16h00. Do expoente máximo da kizomba são esperados os principais sucessos muitos deles com uma mensagem de amor à Angola.

02/03/2023  Última atualização 08H40
© Fotografia por: Edições de Novembro

O concerto está enquadrado na programação regular do espaço e sucede o músico Nelson Santos, que actuou no dia 4 de Fevereiro. Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Eduardo Paim prometeu que "como sempre nós vamos ao encontro daqueles que dignificam a nossa essência e estamos preparados para brindar o público com aquilo que eles mais gostam da minha pessoa. Podem contar mais uma vez comigo e que não percam, é sempre um momento diferente de extremo prazer de divertimento”.

O artista subirá com jovens instrumentistas e em relação a este facto afirmou: "para mim é uma grande satisfação transmitir e, sobretudo, aprender alguma coisa mais com a juventude e como eu digo num tema que há de fazer parte do meu próximo álbum, conviver com os mais novos renova categoricamente a nossa mente”.

Continuou: "Há muito tempo prefiro fazer mistura de gente de gerações e gera sempre bons resultados, é uma pratica normal da minha pessoa e naturalmente pretendo continuar a trabalhar nas minhas actividades com gente mais nova porque é sempre gente com uma capacidade de intervenção um bocadinho mais ousada e isto não desfaz em nada a grande capacidade das pessoas mais experientes, mas é sempre bom dar uma oportunidade aos mais novos, isto também dá-nos compensações e pretendo manter até onde as minhas forças nos levarem”.

Quanto ao reportório o autor de "Rosa Baila” deixou pistas nas entrelinhas sobre o alinhamento garantindo e o que pode avançar "é que é um percurso com a história que tem um começo médio e tem actualidade. Não vou chamar fim. O segredo é alma do negócio, não revelo os meus truques para o factor surpresa ter também o seu lugar, mas é caso para dizer fiquem calmos, levem boa disposição, porque, o que está a ser preparado é para que comecemos bem e acabemos muito melhor”.

Marechal Kambuengo cognome que adoptou depois da fase de General Kambuengo tem sucessos como: "Esse Mwadié”, "Chikitita”, "Nzambi Za”, "Perdão”, "Minha Vizinha”, "Ai se eu te pego Maria”. "Do Kayaya”, "Luanda Minha Banda”, "Nguenda”,"Curtir Lisboa e outros.

Eduardo Paim nasceu a 14 de Abril de 1964, em Brazzaville, Congo, e foi em Cabinda ainda criança que aprimora os dotes musicais. Conhecido como homem dos teclados, mas tem o baixo como o seu instrumento de eleição, como produtor foi um revolucionário e contribui na mudança e quebra de paradigmas no rumo da música angolana.

 Nome obrigatório da kizomba, também conhecido como General Kambuengo está na base do sucesso de referências da nossa música como Jacinto Tchipa, Daybick, Paulo Flores, Maya Kool, Mito Gaspar, Simmons Mancini, Nelo Paim e tantos nomes nacionais quer nas vestes de produtor como de mentor.

Antigo colaborador nos estúdios de gravação da Rádio Nacional, em 1991 emigra para Portugal e torna-se um dos principais produtores africanos e responsável da afirmação da kizomba como estilo musical estando na base de muitos sucessos de outros artistas na fase da consolidação do estilo. Na sua discografia constam os seguintes álbuns: "Luanda, Minha Banda”, "Do Kayaya” , "Kambuengo”, "Kanela”, "Ainda a Tempo” , "Mujimbos” e "Maruvo na Taça”.

O Restaurante Ateliê do Peixe está situado na zona costeira no Futungo de Belas, na rua 11, onde começou as actividades em 2018 apenas com a restauração e um ano depois apostou em actividades artístico-culturais, com a música em evidência.

Tem a direcção artística de Frank Yehokhanan que já levou aquele espaço músicos como Filipe Mukenga, Banda Prontidão, Nanutu, Sanguito, Voto Gonçalves, Nelson Santos, Banda Afrojazz, Gari Sinedima, Carlos Praia, Dennis Samaya e Luwawa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura