A Editora Kacimbo apresenta no próximo sábado, na livraria Kiela, o livro "Aconteceu em Luanda", uma obra que junta os Benedito Tjyakala, David Nahenda, Delfina bastos, Fabio Kintosh, Muzeri Kizenza, Rosario Kutchy, Tchenguita e Yermarília Tomás.
Segundo uma nota de imprensa, na obra os autores escreveram estórias ambientadas ou inspiradas na cidade de Luanda.
Com início marcado para as 17 horas, o lançamento assinala o culminar do projecto "Kacimbo a Kontar" e materializa o empenho e dedicação dos participantes da oficina de escrita criativa, realizada em 2022 com o autor Ondjaki.
"Esta jornada literária foi possível graças ao apoio do programa DIVERSIDADES financiado pela União Europeia, do Camões IP e da Fundação Calouste Gulbenkian, com gestão colaborativa da Aliança Francesa de Luanda e do cluster EUNIC”, refere a nota.
O projecto, lê-se no documento decorreu entre Janeiro e Março de 2022, com foco em oficinas de escrita criativa, e resultou agora nesta antologia de contos.
Após processo de selecção, extensas revisões e afinações, estas oito estórias surgiram como um testemunho de parte da cena literária de Luanda. Publicada na colecção "Maresia" da Editora Kacimbo, "Aconteceu em Luanda" oferece em cada uma destas estórias uma perspectiva única sobre o fio condutor que as une: a cidade de Luanda.
Durante a oficina, de forma a potenciar as suas competências e fomentar a criatividade literária, os autores tiveram ainda a oportunidade de interagir com os escritores Afonso Cruz e Pedro Sena Lino.
Além da oficina de escrita criativa, o projecto "Kacimbo a Kontar" incluiu uma formação profissional para "contadores de estórias” e diversas actividades realizadas em livrarias e escolas públicas, atingindo cerca de 3.000 indivíduos, com especial enfoque em crianças e jovens adultos.
A publicação de "Aconteceu em Luanda" é um testemunho do sucesso de iniciativas colaborativas que promovem novos talentos literários.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.