Cultura

Editora das Letras leva festival para Benguela

A terceira edição do Festival Editora das Letras realizou-se sexta-feira e sábado, na cidade de Benguela, com o objectivo de incentivar a criação literária entre os novos talentos.

09/11/2021  Última atualização 09H55
Feira do livro agitou durante dois dias a cidade de Benguela © Fotografia por: DR
O festival,  em co-parceria com a fábrica de produção de material escolar Noveduca, agregou durante dois dias, no Xyami Shopping Benguela, várias disciplinas, com destaque para literatura, teatro, música, artesanato e artes plásticas.


Falando à Angop, a directora-geral da instituição promotora do evento, Bruna Botelho, destacou a participação do público no festival e a importância de Benguela na literatura nacional, para justificar a sua escolha como sede da terceira edição.


No fundo, disse, o festival é, por um lado, uma espécie de "caça talentos”, no sentido de incentivar jovens com projectos literários à procura de apoios e, por outro, um espaço de interacção sobre as artes.


Bruna Botelho garantiu que a Editora das Letras, embora sediada em Luanda, tem as portas abertas para que os novos talentos em Benguela possam ver realizado o sonho de publicar uma obra literária.

Já a escritora Kanguimbu Ananaz, mentora do Festival Editora das Letras, destacou a relevância da actividade em pleno mês da Independência Nacional, para a elevação da auto-estima dos jovens.


A escritora chamou a atenção da sociedade quanto à necessidade da promoção de hábitos de leitura não só nas instituições escolares, como na família, visando o fomento da consciência nacional.


Kanguimbu Ananaz criticou o que chama de "desconhecimento quase generalizado” da literatura nacional por parte de muitos jovens, daí reforçar a ideia de se incentivar, cada vez mais, o gosto pela leitura de obras de autores angolanos.


Defendeu, por outro lado, ser preciso olhar de forma diferente para os novos talentos, isto porque as artes contribuem para o reforço da coesão social.
Luanda foi palco da primeira e segunda edições do Festival Editora das Letras, respectivamente, nos anos de 2019 e 2020.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura