Sociedade

Edições Novembro lança jornal Cinguvu

O jornal Cinguvu é a nova publicação regional da Edições Novembro lançado na tarde deste sábado (25), no Luena, Moxico. Segunda-feira será apresentado na cidade de Saurimo (Lunda-Sul) e terça-feira no Dundo (Lunda-Norte).

25/09/2021  Última atualização 20H10
© Fotografia por: DR

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Edições Novembro, Drumond Jaime, o título escolhido, Cinguvu, visa valorizar um instrumento musical de percussão muito difundido em toda a região, que se destaca nas cerimónias musicais de carácter recreativo, religioso, mágico e outras, usado também como instrumento de comunicação entre as diferentes comunidades.

"O Leste não pode ficar a leste, nem da informação, nem do desenvolvimento. Esta máxima presidiu o pensamento dos profissionais da Edições Novembro ao lançar-se no esforço de criar mais um título jornalístico, o nono, com a missão de levar ao público leitor do país e do mundo os aspectos mais marcantes da vida económica, social, cultural e política das províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico”, sublinhou.

Generalista e com periodicidade quinzenal, o jornal regional Cinguvu, do mesmo modo que todos os outros títulos da empresa, além da componente física, que circulará em todas as províncias do país, terá também a componente digital, a ser vendida aos interessados de todo o mundo, com destaque para os potenciais investidores e interessados na História, nos usos e costumes da região.

Drumond Jaime referiu ainda que "a construção e reconstrução de infra-estruturas económicas e sociais, a História, o retrato das instituições e das localidades, o papel influente das autoridades tradicionais, a vida das populações, o trabalho nas fábricas ou no campo, dos pequenos ou grandes produtores, o movimento desportivo, enfim, toda e qualquer actividade envolvendo a região Leste de Angola terão aqui uma tribuna privilegiada de divulgação".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade