Economia

Economias emergentes querem adoptar alternativa ao Dólar

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da África do Sul declarou, na quarta-feira citado por um órgão de imprensa brasileiro, que o bloco de países emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) está empenhado na adopção de um meio de pagamentos mais viável que Dólar.

20/01/2023  Última atualização 10H03
Ministra dos Negócios Estrangeiros da África do Sul © Fotografia por: DR

A edição brasileira da revista "sputnik” cita a ministra dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, Naledi Pandor, a afirmar que a dominância do Dólar nas contas internacionais é desvantajosa para os países pobres e que os países que integram os BRICS procuram criar um meio de pagamentos mais viável.

"Sempre nos preocupamos com a dominância do Dólar e, por isso, temos de procurar uma alternativa, sendo este um dos motivos pelo que criamos do Banco de Desenvolvimento dos BRICS”, afirmou.

Sendo assim, acredito realmente que é necessário criar um sistema mais viável e é isso que estamos a discutir com os ministros do BRICS na esfera económica” declarou.

De acordo com a chefe da diplomacia sul-africana, o Banco de Desenvolvimento e outras abordagens económicas podem ajudar os países do BRICS a criarem um sistema de pagamentos mais viável. 

Analistas brasileiros consideram que apesar de o regresso de Lula da Silva prenunciar uma reaproximação do Brasil aos BRICS, enfatizada pelo próprio Presidente no discurso de posse, tal plano pode enfrentar obstáculos provocados pelos Estados Unidos.

O professor brasileiro de Relações Internacionais Pedro Costa Júnior é citado a declarar que a integração dos países da América Latina com outras  potencias mundiais não é bem vista pelos Estados Unidos, mas que o caso do Brasil e a sua participação nos BRICS é considerado uma ameaça ainda maior.    

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia