Economia

Economia para principiantes

Inflação: Inflação é um indicador económico que mede o aumento dos preços de bens e serviços em um período de tempo. As variações na inflação são ocasionadas pela desproporção entre a procura e a oferta, pelo aumento na emissão de papel-moeda em um determinado país.

14/03/2024  Última atualização 11H24
© Fotografia por: DR

Poupança:

A poupança é a parcela dos nossos rendimentos que não são gastos no período em que os recebemos. Por não sabermos o que nos vai acontecer no futuro, devemos sempre guardar parte do que recebemos para tratar de possíveis emergências.

Investimento:

Um investimento, em termos económicos, é capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo. Esta aplicação supõe uma escolha que resigna um benefício imediato por um futuro e, em geral, improvável.

Taxa de juros

É o preço pago pelo uso do dinheiro emprestado ou recebido por emprestar dinheiro. A  taxa de juros influencia o nível de investimento, consumo e poupança na economia.

Câmbio:

É a relação entre o valor de uma moeda nacional e o valor de uma moeda estrangeira. Ele pode afectar o comércio internacional, a balança comercial, a competitividade e a inflação de um país.

Oferta e procura:

São as forças que determinam os preços e as quantidades dos bens e serviços em um mercado. A oferta é a quantidade de um bem ou serviço que os produtores estão dispostos a oferecer a um determinado preço. A procura é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores estão dispostos a comprar a um determinado preço.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia