Economia

Economia moçambicana vai atingir 5 por cento este ano

As projecções mais recentes do Banco Mundial indicam que a economia moçambicana vai crescer 5 por cento este ano, contra os 6 indicados em Junho do ano passado.

16/01/2023  Última atualização 10H03
© Fotografia por: DR

No seu mais recente relatório sobre Perspectivas Económicas Globais, o maior banco de desenvolvimento à escala global faz, no entanto, um corte nas previsões de crescimento da nossa economia.

Um dos principais alicerces da projecção da instituição financeira são as exportações do gás natural, iniciadas ainda em 2022.

Segundo o Banco Mundial, "espera-se que o aumento da procura de gás natural liquefeito de África impulsione o crescimento em Moçambique, embora com atraso porque a elevada insegurança na parte Norte do país interrompeu o desenvolvimento de um grande projecto offshore de gás natural”, dizem os analistas da instituição, referindo-se ao projecto do consórcio liderado pela petroquímica francesa Total, que, em 2021, interrompeu as operações com recurso à cláusula de força maior, dado o agravamento, na altura, dos ataques terroristas no distrito de Palma, província de Cabo Delgado.

Apesar da pacificação que tem sido alcançada em resultado da intervenção de forças militares estrangeiras no país (Ruanda e Força em Estado de Alerta da SADC, SAMMIM), o relatório publicado esta semana indica que "a incidência de violência e conflito na África Subsahariana continua elevada”, não só em Moçambique, como em países tais como Nigéria e Etiópia.

 

Alinhamento

A actual projecção de crescimento, feita pela instituição financeira, acaba por estar alinhada com as previsões do Governo, constantes do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) 2023.

No documento, o Executivo projecta que "o crescimento da actividade económica para o ano de 2023 seja sustentado pelo desempenho positivo da indústria extractiva com 23,1 por cento, saúde e acção social (8,7), agricultura (5,2), construção (5,0), administração pública, defesa e segurança social (3,8), educação (3,5), transportes e comunicações (3,2), indústria transformadora e pescas, ambas com (2,5)”.

A média de crescimento de cerca de 5 por cento é prevista em outros países da região da África Subsaariana, em que se prevê que o crescimento se fortaleça para em 2023 e 2024, ligeiramente abaixo da previsão de Junho.

"Espera-se que uma recuperação tardia da pandemia da Covid-19 ganhe força em muitos países, à medida que o alívio das pressões do custo de vida aumenta a demanda doméstica", destaca.

Espera-se que alguns produtores de energia se beneficiem do aumento das exportações de petróleo e gás natural, os casos de Moçambique, Níger e Senegal.

 

Economia global

Em termos gerais, a economia global tem previsão de crescimento de 1,7 por cento, em 2023, e 2,7 por cento, em 2024.

Nos países de língua oficial portuguesa, o Brasil deverá crescer 0,8 por cento, devido às altas taxas de juros, que restringem os investimentos e às exportações que vêm crescendo em ritmo mais lento. Para 2024, a estimativa é de 2 por cento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia