O livro "Aprenda Contabilidade de Forma Simples" do Contabilista, Eliseu Vunge, vai ser apresentado ao público, no próximo dia 22 do mês corrente, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda.
Economistas moçambicanos disseram, esta terça-feira, que a decisão do Banco de Moçambique de deixar de comparticipar a factura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A África do Sul pode ter este ano um crescimento económico nulo, alertou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI), atribuindo esta estagnação à crise de eletricidade que está há meses a provocar cortes regulares.
Conforme a Lusa, em Janeiro, o banco central da África do Sul anunciou uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,3% para este ano, contra 2% em 2022.
As conclusões do FMI após uma missão ao país indicam, contudo, que as perspectivas de curto prazo se deterioraram e "espera-se que o crescimento real do PIB desacelere acentuadamente para 0,1% em 2023, principalmente devido a um aumento significativo na intensidade dos cortes de energia".
"Os desafios económicos e sociais da África do Sul estão a acumular-se, representando um risco de estagnação, no meio de uma crise energética sem precedentes", avisou o FMI em comunicado.
O PIB contraiu 1,3% no último trimestre de 2022 e a economia do país pode terminar este primeiro trimestre de 2023 também a contrair.
A crise de electricidade agravou-se na África do Sul desde o ano passado, com a redução programada de carga por vezes a durar até 12 horas por dia.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro zambiano da província ocidental do Mungu, Capelwa Mbangweta, defendeu na última quinta-feira na visita à cidade do Luena, capital do Moxico, que Angola e Zâmbia “devem cooperar na produção de cereais” existentes naquela província do Leste.
Quatro novas fábricas que actuam no ramo de reciclagem, calçado, bens alimentares e bebidas serão, ainda este ano, inauguradas no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela-Benguela (PDICB), na província de Benguela, juntando-se às 26 unidades fabris já existentes.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.
A Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA 2023) é uma janela de oportunidades para a promoção e desenvolvimento das potencialidades económicas, culturais e sociais de diferentes regiões do país, considerou, ontem, na cidade do Lubango, o ministro da Administração do Território.