Economia

Economia da África do Sul pode estagnar este ano diz FMI

JA Online

A África do Sul pode ter este ano um crescimento económico nulo, alertou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI), atribuindo esta estagnação à crise de eletricidade que está há meses a provocar cortes regulares.

22/03/2023  Última atualização 22H35
© Fotografia por: DR | Arquivo

Conforme a Lusa, em Janeiro, o banco central da África do Sul anunciou uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,3% para este ano, contra 2% em 2022.

 

As conclusões do FMI após uma missão ao país indicam, contudo, que as perspectivas de curto prazo se deterioraram e "espera-se que o crescimento real do PIB desacelere acentuadamente para 0,1% em 2023, principalmente devido a um aumento significativo na intensidade dos cortes de energia".

 

"Os desafios económicos e sociais da África do Sul estão a acumular-se, representando um risco de estagnação, no meio de uma crise energética sem precedentes", avisou o FMI em comunicado.

 

O PIB contraiu 1,3% no último trimestre de 2022 e a economia do país pode terminar este primeiro trimestre de 2023 também a contrair.

 

A crise de electricidade agravou-se na África do Sul desde o ano passado, com a redução programada de carga por vezes a durar até 12 horas por dia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia