Opinião

E na boca do mais velho...

Augusto Cuteta

Jornalista

Bonjour, mano. Tudo bem? Nós estamos bem, graças a Deus. Maka é só essas chatices que o país ‘stá a viver com ele, nos últimos tempos, por causa desses senhores que andaram a pensar que o país é só do avô deles ou herança que lhes deixaram só com eles! E aí nas europas macronianas?

13/06/2021  Última atualização 11H43
De resto, a família ‘inda vai aguentando. Tua irmã anda ‘mbora bem. Parece ‘stá a se entender com o marido. O filho dela, esse tô sobrinho inteligente, ‘stá a fazer os exames finais. As provas ‘stão a lhe correr bem. Miúdo é bom na escola. Até professores dele desconfiam que me saiu a mim, avô dele! Essas meninas, minhas vizinhas, também, ‘inda me deixaram sossegar um cabocado. Nunca mais me fizeram espera p’ro causa do meu dinheiro dos antigos combatentes.

Falando em dinheiro, mano, afinal meu dinheiro não é nada dinheiro, depois que vimos os dinheiros, carros, jóias, casas desses miúdos majores. Será que cometi erro de te mandar estudar só bwê, quando dinheiro que deverias ter anda ‘mbora aqui nas nossas barbas? Não acho, não. Fiz bem. Maka é que o outro estudou Engenharia e soube "engenhar” muito bem as coisas na bandidagem, até ser apanhado. Eu saí cedo da vida militar. Teria mesmo aguentado mais, para chegar a major, mano!


Hoje, por causa dessas coisas não vou te falar muito aqui no tô "uatxapi”, porque a cabeça até dói. Também, os dados que tenho são poucos. Me tiram rápido os dados, mas aquela operadora que tem bwê de makas na comunicação quer me arranjar Plano de Saúde, durante seis meses. Vou pensar bem se adiro à campanha deles.


Mano, já apanhei a segunda dose da vacina contra esse novo corona vírus. Nem sabemos se esse que ‘stá a matar as pessoas aqui é mais aquele que era novo corona vírus ou é um novo "novo corona vírus”! Tomei aquela da AstraZeneca. Último dia era quinta-feira, 10. Mas, muitos voltaram porque não tem vacina ou não sei o que se passa. Parece ‘mbora as doses acabaram e não querem assumir isso! Pergunta aí nos tôs amigos russos se a putinhagem não ‘stá a nos fatigar para as novas doses.


Mano, sabe, ontem Presidente dormiu no Caxito, parece. Visitou o Bengo. Boas coisas vão acontecer ali na terra da tua mãe. Vamos esperar ‘inda. Aqui, falam muito e, depois, não vemos nada. Não te lembras do comboio das europas que nos prometeram e nada? Mas, parece que "João Loy” quer mesmo combater a corrupção. Generais ‘stão a passar mal com os apertos que lhes fez. Esses senhores, se isso fosse China ou Coreia do Norte, não sei não.


Vou sair, filho. Manda abraço na minha nora. Lhe fala ‘inda para mandar recado no Macronito para ter cuidado com essa coisa de se esfregar com as pessoas. Azar dele e sorte daquele "bofeteador” por não ser nem viver em Angola. Tocar na cara alheia do Presidente, hum, era maka grande! Mas, se calhar, não. Presidente aqui ‘stá já pedir perdão, pelos erros do passado. Maka do 27 de Maio ‘stamos já se entender.


Ouve, depois conta essa história nos teus colegas. Teu pai tem dente podre, mas boa boca para óptimas conversas. Sabe que naqueles tempos uns dois amigos apanharam uma fezada. Muitos dólares. Foram antes comer para dividir depois a massa. Um ficou a cozinhar e outro foi comprar maruvo. O que ficou em casa, achou que deveria ter o dinheiro sozinho. Pôs veneno na comida. O outro, onde foi pegar a bebida, pensou a mesma coisa. Também pôs veneno na bebida.


Mano, quando se sentaram à mesa, o que cozinhou obrigou o outro a comer, o que aconteceu. Por outro lado, o que foi à busca da bebida, também pediu o amigo para dar uns goles ao maruvo. Os dois caíram. Um disse o que fez. O outro, também. Resultado: Dois mortos, dinheiro ficou e outros é que se aproveitaram de tudo!



Isso não é o que ‘stá a acontecer com esses senhores do dinheiro aqui? Roubaram. Ficaram ambiciosos, nem ajudavam as famílias, às vezes, para gastar com namoradas. Agora, vão pagar na Justiça e tudo ficará com outras pessoas ou com o Estado! O Lussati, filho alheio é tô filho, vai mamar e acabar arruinado.


Também a lhe chamarem gatuno nas "tpa”, a vida dele acabou antes de acabar! Esse miúdo das telenovelas não deve ‘star a pensar que vida na ficção é igual a do jornalismo? O outro é acusado e condenado publicamente, sem direito ao mesmo direito que outros tiveram direito. Vocês que estudaram muito não andam a falar de coiso. A presunção de inocência. Esse Lussati não precisa, acho!


Mano, tchau. Não quero makas. Deixa ‘inda só assim, p’ra não dizerem que esse mais velho só fala coisas feias. Recebe um beijo do tô velho, daqui de Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião