Sociedade

Duzentos mil dólares para mitigar efeitos da pandemia

Marcelino Wambo | Huambo

Jornalista

Perto de 200 mil dólares estão a ser investidos, desde Janeiro deste ano, em projecto de mitigação dos efeitos sócio-económicos da Covid-19, nos municípios do Huambo, Bailundo, Longonjo e Caála, com o propósito de contribuir para a protecção dos direitos económicos e sociais das famílias vulneráveis, disse a directora da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

11/03/2021  Última atualização 13H25
© Fotografia por: Fernando Cunha | Edições Novembro | Huambo
Cidália Gomes, que falava para os membros da administração municipal da Caála, frisou que o projecto, financiado pelo Standard Cartered Bank Angola, prevê beneficiar mais de 500 famílias de 15 aldeias.
Realçou que os projectos, a serem escutados pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), nos municípios seleccionados, estão virados para a distribuição de equipamentos de biossegurança nas escolas do ensino primário, máquinas de costuras para a confecção de máscaras artesanais e moto-cisternas para facilitar o transporte de água.

Apontou que formação de líderes, para permitir a divulgação das informações úteis nas comunidades rurais sobre as medidas de prevenção da pandemia, faz parte do objectivo do projecto de mitigação dos efeitos sócio-económicos da Covid-19.
Cidália Gomes anunciou que a ADRA presta apoio a projectos agro-pecuárias às associações e cooperativas, no sentido de incentivar a cultura de mandioca, batata-doce e massango, para garantir a dieta alimentar nesta época da estiagem.

Na Caála o projecto já beneficiou 544 famílias organizadas em associações e cooperativas agrícolas com a entrega de moto-bombas, requalificação das valas de drenagem para irrigação das culturas, criação de diques e outras valências que estão a permitir toda uma cadeia de valor agrícola.
Nas comunas da Cuima e Catata, com realce para as aldeias de Sakalinga, Cachindongo Tchalondo e Cangombe, as equipas da ADRA procederão, esta semana, à entrega de máscaras, máquinas para a desinfestação e meios de limpeza  nas escolas.


  Município registou sete casos
Longonjo livre da Covid-19
 

Os serviços sanitários do município do Longonjo, província do Huambo recuperaram todos os doentes de   Covid-19 registados naquela   circunscrição, estando, neste momento, livre de infecções.
O município registou um total de sete casos, um deles vindo da comuna do Lepi, que resultou em morte no Hospital Geral do Huambo.
 Os dados  foram   divulgados pelo administrador -adjunto, Paulino Barbosa , durante uma reunião que visou a análise da situação epidemiológica naquela região do Planalto Central.
 Paulino Barbosa disse que, com o reinício das aulas na iniciação, as atenções estarão viradas para rastrear os professores  e ver até que ponto se encontra o município no que concerne à Covid-19.

Estácio Camassete | Huambo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade