Economia

Duplica escoamento da produção do Andulo para outros mercados

José Chaves/Andulo

Camponeses do Andulo, Bié, duplicaram o fornecimento de 150 para 300 toneladas por semana, de Setembro do ano passado até ao mês corrente, fruto apoio em máquinas de lavoura, sementes e outros instrumentos de trabalho, disse ao Jornal de Angola o director municipal da Agricultura e Pescas.

24/03/2023  Última atualização 07H45
© Fotografia por: Edições NovembRo

Paulo Chissonde adiantou que a tendência de crescimento está a ser observada há três anos, sobretudo no domínio da produção de tomate e feijão, com o reporte do escoamento semanal de 300 toneladas para outras regiões do país. O crescimento coincide com o apoio prestado pelo Governo, notou a fonte, reafirmando o empenho da Administração Municipal do Andulo no processo de diversificação da economia, com o estímulo à produção de alimentos. A região é  detentora de elevado potencial como terras aráveis e recursos hídricos.

O município tem registadas 480 associações de camponeses,47 cooperativas e 172 Escolas de Campo. Mais de 45 mil famílias estão envolvidas na produção agrícola.

 "Para facilitar o trabalho dos agricultores da região, preparámos, na presente época agrícola (de Setembro a Março) mais de 120 hectares de terra, que já distribuímos à população camponesa”, disse.

Como resultado, foi obtida uma elevada produção de tomate, batata, banana, mandioca, feijão, citrinos, hortícolas e outros alimentos que, além do consumo local, foi escoada para outros mercados do país.

O responsável da Associação Agrícola da localidade de Essolabanda, Paulo Eduardo, ressalvou declarando que, de tão elevada, a quantidade de alimentos produzida pelos camponeses do Andulo  requer uma disponibilidade aumentada de meios de transporte. "Produzimos em escala, mas a associação não dispõe de meios de transporte para os escoar”, referiu.

Liderança nos cereais 

O potencial do município do Andulo na produção de cereais faz da região o destino de empresários e outros negociantes, atraídos por uma flagrante oferta  de milho e soja.

A localização estratégica, no centro do país, aliada ao potencial agro-pecuário do Andulo faz da região um celeiro que contribui positivamente para a produção e oferta de alimentos ao mercado nacional, considera o director municipal da Agricultura do Andulo.

Estimativas de Paulo Chissonde  apontam para que, com a produção de cereais que já é obtida, o Andulo pode representar um enorme sucesso na implementação da componente provincial do Plano  Nacional de Fomento da Produção de Grãos (Planagrão), realçando o apoio já prestado pelo Governo.

"Este ano, recebemos sementes de milho, feijão, massango e massanbala,o que faz com que a população aumente as áreas de produção e colheita destes grãos”, notou.

 

 

      Turismo de negócios e lazer em expansão

 

O número de turistas que chega ao Andulo, por dia, em viagens de negócios, lazer e em visitas familiares conta-se as dezenas, anunciou a administradora municipal, Celeste Adolfo, que alertou para a necessidade da construção de infra-estruturas e serviços públicos para manter esse fluxo.

Celeste Adolfo atribuiu o crescimento das viagens turísticas ao Andulo aos negócios relacionados com a agricultura, bem como à localização geográfica e a oferta lúdica do município, considerando-os factores que têm contribuído para que muitos cidadãos de outras paragens acorram àquela localidade.

A administradora afirmou que o governo está à trabalhar para concluir projectos de energia e aguas para alavancar a economia, declarando, além disso, que "a vila do Andulo está em franco crescimento”, com a construção de infra-estruturas de impacto social, o que tem ajudado ao crescimento da procura e da oferta no domínio do turismo.

Essas acções, consideram populares contactados pela nossa reportagem, estão a contribuir para que a localidade renasça dos escombros e consiga ganhar uma nova imagem, graças, sobretudo, ao Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e ao Programa Integrado de Desenvolvimento e Combate à Fome e à Pobreza.

O turista Júlio Gomes, residente na centralidade do Sequele em Luanda, disse tem visitado com regularidade a vila do Andulo devido à sua localização geográfica. "Passo sempre pelo Andulo quando vou ao Cuito ou Huambo: para mim é uma paragem obrigatória”,realçou.

José António, de nacionalidade espanhola e a trabalhar na cidade do Cuito, desloca -se à víla do Andulo de forma regular, por ser um lugar com fortes atrativos turísticos. " Visito o Andulo todos os anos desde que cheguei a Angola”, afirmou.

O turista Augusto Domingos, que circula frequentemente entre o Andulo, Bailundo, Alto-Hama e Lobito, afirmou que escolhe sempre a rota que passa pelo Andulo, tendo em conta as suas potencialidades turísticas.

Outro factor que está a contribuir no número elevado de turistas é a conclusão, no ano passado, da estrada número 140, que liga o Cuito ao Andulo, além da Nharêa, Mussende, no Cuanza-Sul) e à província de Malanje.

De referir que as viagens entre o Cuito e o Andulo representam uma experiência lúdica impar, pois, ao longo do percurso, apresentam-se ao viajante belas paisagens como rios, riachos e montanhas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia