Gente

Dupla camaronesa vence prémio de Jovens Talentos para Mulheres na Ciência

JA Online

Sabine Adeline Fanta Yadang, 32, doutora em neurociência, e Hadidjatou Daïrou, 33, doutora em fisiologia celular superaram o preconceito social e ganharam o Prémio L'Oréal-Unesco de Jovens Talentos para Mulheres na Ciência pelo trabalho sobre o poder das plantas medicinais.

05/12/2023  Última atualização 19H55
© Fotografia por: DR

De acordo com a Africanews, que avança a informação, a dupla camaronesa foi seleccionada de entre 30 cientistas da África Subsaariana para ganhar o prémio, no passado dia 8 de Novembro, numa cerimónia realizada no Botswana.

Sabine e Hadidjatou trabalham juntas no laboratório do Instituto de Pesquisa Médica e Estudo de Plantas Medicinais (IMPM) em Yaoundé, a capital do Camarões.

Com as bolsas de 10.000 e 15.000 euros que acompanham o Prémio Jovem Talento, Hadidjatou concluirá a tese e Fanta continuará a investigação na Universidade de Ibadan, na vizinha Nigéria.

Ambas foram elogiadas pelo trabalho sobre o potencial das plantas medicinais tradicionais nos Camarões para o tratamento de doenças cardiovasculares e da doença de Alzheimer.

Hadidjatou acredita que a casca da noz-de-cola (Garcinia Kola) pode melhorar a saúde cardiovascular. 

Já Fanta aposta no leite de noz-tigre, amplamente consumido na África Central, extraído de uma planta que há milhares de anos é conhecida localmente pelas propriedades medicinais.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Gente