Cultura

Duos Canhoto e Ximana lamentam a falta de espectáculos para a trova

Alice André

O Duo Canhoto e o Duo Ximana lamentaram, sexta-feira, em Luanda, a falta de promoção de espectáculos de trova, onde os artistas deste género musical possam apresentar-se com maior regularidade.

07/04/2024  Última atualização 09H52
Dupla tem resistido no tempo, mesmo com as dificuldades © Fotografia por: DR

Segundo o trovador João Cuzanzuca, um dos integrantes do Duo Ximana, ainda é visível a desvalorização do estilo trova, sobretudo por não existir no mercado uma aposta forte no estilo. "Nos sentimos desmotivados por não haver políticas públicas que promovam também outros estilos não muito comerciais”, lamentou.

Em declarações ontem ao  Jornal de Angola, João Cuzanzuca  disse ser uma satisfação enorme pisar pela primeira vez o mesmo palco com o Duo Canhoto. O momento, disse, ficará marcado para a carreira da dupla.

Para o trovador,  o estilo musical sobreviverá, mas precisa do apoio do empresariado. O músico Antero, do Duo Canhoto, reconheceu a falta de espaços de promoção do estilo. "Precisamos de mais visibilidade e que o Ministério da Cultura apoie mais para ajudar a projectar outros estilos que não têm espaço para exibição”, pediu.

O grupo Duo Ximana, com um repertório que chamou muita atenção, interpretou os Irmãos Kafala no tema "Nguxi”, que abriu a performance do grupo, e posteriormente foram cantados os temas "Lágrimas do Sol”, " Ngola Ofeka Yeto”, "Wiza Vuanda” e para concluir tocaram o "Crucifixo” dos Irmãos Kafala , merecendo muitos aplausos do grande público.

O grupo anfitrião, o Duo Canhoto, abriu o concerto, fazendo uma homenagem aos músicos que já não fazem parte do mundo dos vivos e interpretaram "África”, "Onjo Sikuete” e "Omboio”, levando os espectadores a viajar no tempo e ao bom som da música angolana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura