A cantora Ary anunciou, terça-feira, o lançamento da sua nova música, intitulada "Ciúme", com participação do músico Badoxa, marcado para o próximo dia 25 deste mês, nas plataformas digitais.
No próximo dia 27 de Março vai decorrer, em Luanda, um encontro organizado pela Academia Angolana de Letras que permitirá aos presentes fazer uma reflexão sobre a dimensão nacionalista da figura de Viriato da Cruz.
O Centro Cultural Palácio de Ferro, numa produção da Onart, amanhã, a partir das 19h00, o projecto “Sexta-feira de Trova, com a actuação musical do Duo Canhoto e convidados, e a participação do Lev’Arte na declamação de poesia.
Outro esclarecimento dado foi em relação ao Duo Canhoto, que é uma das principais referências da trova nacional e ao longo de quase quarenta anos continua firme e resistente neste segmento musical.
De recordar que no ano passado, no mesmo palco do Palácio de Fero, a dupla foi homenageada pelo contributo que têm dado à trova e a cultura nacional no geral. A formação constituída por Antero Ekuikui e Guilherme Maurício "Mito” há muito prometem a segunda obra discográfica mas constrangimentos de várias ordens têm impossibilitado.
A obra "Lado Esquerdo”, lançada em 2005, é o álbum de estreia onde encontramos sucessos como "Omboyo”, "Não Me Provoquem”, "Cântico Sofrido”, "Sara”, "Teresa” e outros deste disco, são obrigatórios nos espectáculos da dupla. O Duo Canhoto é um continuador e renovador do movimento dos Festivais da Canção Política e Militar, nos quais despontaram, igualmente, nomes como Kafala Brothers, Beto Gourgel, Mito Gaspar, Filipe Mukenga e Gabriel Tchiema.
Tudo começou quando Antero Ekukui e Guilherme Maurício "Mito” eram militares das FAPLA, pertencentes à Brigada Artística e Cultural "26 de Agosto”, das Tropas de Guarda Fronteiras de Angola. Ambos esquerdinos, Antero Ekukui e Mito também representam o espírito de unidade nacional, um natural do Huambo e outro do Cuanza Norte. A dupla combinam estilos como tchissossi, mungomga, kilapanga, semba e outros, com elementos do jazz, blues e demais géneros de origem africana moldados pela diáspora.
Oficialmente como grupo desde 1985, mas com trajectórias e conquistas individuais, Ekukui venceu o Primeiro Festival de Trova, organizado pelo Ministério da Segurança de Estado em Cabinda, e Mito o das Tropas de Guarda Fronteiras. Dez anos depois da existência como grupo venceram o Primeiro Festival da Canção da Rádio Nacional de Angola e Prémio Liceu Vieira Dias.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão da Carteira Profissional de Artistas (CCPA) e a União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC – S.A.) representados pelos seus presidentes, Maneco Vieira Dias e Zeca Moreno, estiveram em visita de trabalho na província do Namibe, por três dias.
O músico Kyaku Kyadaff foi recebido, esta quarta-feira, em Moçambique, pelo vice-ministro da Cultura, Fredson Bacar e o embaixador de Angola em Moçambique para uma visita de trabalho, soube o JA Online junto da assessoria do cantor.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.