Cultura

Duo Canhoto na estreia do “Sexta-feira de Trova”

Analtino Santos

Jornalista

O Centro Cultural Palácio de Ferro, numa produção da Onart, amanhã, a partir das 19h00, o projecto “Sexta-feira de Trova, com a actuação musical do Duo Canhoto e convidados, e a participação do Lev’Arte na declamação de poesia.

02/02/2023  Última atualização 07H40
© Fotografia por: DR
Diferente dos espectáculos anteriores as entradas não serão gratuitas, e os ingressos vão custar 3000 kwanzas, justificado pela organização para a manutenção do espaço.

Outro esclarecimento dado foi em relação ao Duo Canhoto, que é uma das principais referências da trova nacional e ao longo de quase quarenta anos continua firme e resistente neste segmento musical.

De recordar que no ano passado, no mesmo palco do Palácio de Fero, a dupla foi homenageada pelo contributo que têm dado à trova e a cultura nacional no geral. A formação constituída por Antero Ekuikui e Guilherme Maurício "Mito” há muito prometem a segunda obra discográfica mas constrangimentos de várias ordens têm impossibilitado.

A obra "Lado Esquerdo”, lançada em 2005, é o álbum de estreia onde encontramos sucessos como "Omboyo”, "Não Me Provoquem”, "Cântico Sofrido”, "Sara”, "Teresa” e outros deste disco, são obrigatórios nos espectáculos da dupla. O Duo Canhoto é um continuador e renovador do movimento dos Festivais da Canção Política e Militar, nos quais despontaram, igualmente, nomes como Kafala Brothers, Beto Gourgel, Mito Gaspar, Filipe Mukenga e Gabriel Tchiema.

Tudo começou quando Antero Ekukui e Guilherme Maurício "Mito” eram militares das FAPLA, pertencentes à Brigada Artística e Cultural "26 de Agosto”, das Tropas de Guarda Fronteiras de Angola. Ambos esquerdinos, Antero Ekukui e Mito também representam o espírito de unidade nacional, um natural do Huambo e outro do Cuanza Norte. A dupla combinam estilos como tchissossi, mungomga, kilapanga, semba e outros, com elementos do jazz, blues e demais géneros de origem africana moldados pela diáspora.

Oficialmente como grupo desde 1985, mas com trajectórias e conquistas individuais, Ekukui venceu o Primeiro Festival de Trova, organizado pelo Ministério da Segurança de Estado em Cabinda, e Mito o das Tropas de Guarda Fronteiras. Dez anos depois da existência como grupo venceram o Primeiro Festival da Canção da Rádio Nacional de Angola e Prémio Liceu Vieira Dias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura