Como ponto de partida, vale referir que estamos perante um tema delicado, já que as causas da indisciplina ultrapassam o âmbito escolar, pedagógico, psicológico, psicanalítico e mesmo social, ou seja, estamos perante um fenómeno que não se pode estudar de forma isolada (Aquino, 2000).
As Duas Sessões da China tornaram-se recentemente o foco da atenção da comunidade internacional. O Jornal de Angola publicou o texto “Presidente angolano felicita Xi Jinping pela recondução”, expressando que “em nome do Executivo angolano e no meu próprio, tenho a honra de felicitar Vossa Excelência pela sua recente reeleição ao cargo de Presidente da República Popular da China.
A recondução de Vossa Excelência para tão elevado cargo, é a reafirmação da confiança depositada em Si por toda a sociedade chinesa, em reconhecimento do grande papel que Vossa Excelência vem desempenhando no quadro da construção da China moderna, fortemente empenhada na ampliação e consolidação das conquistas alcançadas pelo vosso povo no plano económico e social.
Tenho a plena convicção de que Vossa Excelência, neste novo mandato, à frente dos destinos da República Popular da China, prosseguirá as políticas que fazem da vossa Nação um protagonista fundamental na edificação de um mundo de paz e segurança, em que vigore um equilíbrio geoestratégico capaz de garantir a estabilidade global e a interacção de todas as Nações do nosso planeta, em benefício da salvaguarda dos diferentes interesses dos povos e nações do mundo.
Expresso-lhe nesta ocasião, a nossa certeza de que as relações de cooperação entre a Repúlica de Angola e a República Popular da China, continuarão a estreitar-se e a gerar factores de desenvolvimento capazes de criar vantages e benefícios recíprocos significativos”.
As Duas Sessões da China são um evento importante na sua vida política e também uma janela importante para obter uma compreensão profunda do caminho de modernização da China e focar no desenvolvimento futuro da China. No primeiro ano de implementação plena do espírito do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, nesta primavera esperançosa, a primeira sessão do 14º Congresso Nacional Popular e a primeira sessão do 14º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês completou várias agendas e chegou a uma conclusão bem-sucedida. Xi Jinping foi reeleito como Presidente do Estado e Presidente da Comissão Militar Central da RPC, que conduzirá a China na nova jornada.
A resiliência vem da adversidade. Nos últimos cinco anos, a China resistiu a vários testes, como a evolução acelerada das mudanças mundiais, o impacto da Covid-19 e a desaceleração econômica doméstica. No ano passado, o desenvolvimento econômico da China foi afectado por vários factores inesperados no país e no exterior, como a pandemia, mas ainda obteve conquistas extremamente difíceis, alcançando operação econômica estável, melhoria constante na qualidade do desenvolvimento e estabilidade social geral. A China propôs uma meta de crescimento do PIB de cerca de 5% em 2023, transmitindo um sinal positivo para a economia mundial. Na próxima etapa, a China implementará activamente a modernização socialista até 2035.
Na qualidade da segunda maior economia mundial e membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, a maneira como a China promoverá a diplomacia na nova jornada e o impacto positivo que isso terá é um tema focalizado pela comunidade internacional. As Duas Sessões transmitiram uma mensagem clara e importante para o mundo: a China seguirá firmemente a política externa independente de paz e uma estratégia aberta de benefício mútuo e resultados ganha-ganha. A China sempre será um construtor da paz mundial, um contribuinte para o desenvolvimento e defensor da ordem internacional. Graças aos esforços conjuntos de todas as partes, o círculo de amigos da Iniciativa "Cinturão e Rota” foi continuamente expandido. A China assinou mais de 200 documentos de cooperação na construção conjunta do "Cinturão e Rota” com 151 países, incluindo Angola, e 32 organizações internacionais. Os países que constroem conjuntamente o "Cinturão e Rota” representam 83% dos países com os quais a China mantém relações diplomáticas e 78% dos estados membros das Nações Unidas.
O
desenvolvimento da China beneficia o mundo, e não pode ser separado do mundo. A
China continuará a aderir ao caminho do desenvolvimento pacífico, a aderir à
reforma e à abertura, Juntos promoveremos a construírem a iniciativa de
"Cinturão e Rota”. Promover a construção de uma comunidade de futuro
compartilhado para a humanidade. Devemos assumir mais responsabilidades
internacionais, permitir que mais países compartilhem os dividendos do
desenvolvimento da China e fazer a contribuição da China para a manutenção da
paz e do desenvolvimento mundial. Vamos trabalhar juntamente para fortalecer o
alinhamento das estratégias de desenvolvimento, aprofundar a integração de
interesses e dar as boas-vindas a um melhor futuro para a China e Angola.
Gong
Tao |*
Embaixador Chinês
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Mister Cunene 2022, Aguinaldo Samuel Ngulana, mostrou ser um homem ligado às boas causas. O detentor da faixa de homem mais belo da província do Cunene, realizou no sábado, uma acção de solidariedade, que incluiu 70 famílias da comunidade Khoisan de Ondova e da sede da comuna de Oshimolo, no município do Cuanhama.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.