Opinião

“Duas Sessões” da China: Relações China-Angola continuarão a estreitar-se

As Duas Sessões da China tornaram-se recentemente o foco da atenção da comunidade internacional. O Jornal de Angola publicou o texto “Presidente angolano felicita Xi Jinping pela recondução”, expressando que “em nome do Executivo angolano e no meu próprio, tenho a honra de felicitar Vossa Excelência pela sua recente reeleição ao cargo de Presidente da República Popular da China.

18/03/2023  Última atualização 06H45

A recondução de Vossa Excelência para tão elevado cargo, é a reafirmação da confiança depositada em Si por toda a sociedade chinesa, em reconhecimento do grande papel que Vossa Excelência vem desempenhando no quadro da construção da China moderna, fortemente empenhada na ampliação e consolidação das conquistas alcançadas pelo vosso povo no plano económico e social.

Tenho a plena convicção de que Vossa Excelência, neste novo mandato, à frente dos destinos da República Popular da China, prosseguirá as políticas que fazem da vossa Nação um protagonista fundamental na edificação de um mundo de paz e segurança, em que vigore um equilíbrio geoestratégico capaz de garantir a estabilidade global e a interacção de todas as Nações do nosso planeta, em benefício da salvaguarda dos diferentes interesses dos povos e nações do mundo.

Expresso-lhe nesta ocasião, a nossa certeza de que as relações de cooperação entre a Repúlica de Angola e a República Popular da China, continuarão a estreitar-se e a gerar factores de desenvolvimento capazes de criar vantages e benefícios recíprocos significativos”.

As Duas Sessões da China são um evento importante na sua vida política e também uma janela importante para obter uma compreensão profunda do caminho de modernização da China e focar no desenvolvimento futuro da China. No primeiro ano de implementação plena do espírito do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, nesta primavera esperançosa, a primeira sessão do 14º Congresso Nacional Popular e a primeira sessão do 14º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês completou várias agendas e chegou a uma conclusão bem-sucedida. Xi Jinping foi reeleito como Presidente do Estado e Presidente da Comissão Militar Central da RPC, que conduzirá a China na nova jornada.

A resiliência vem da adversidade. Nos últimos cinco anos, a China resistiu a vários testes, como a evolução acelerada das mudanças mundiais, o impacto da Covid-19 e a desaceleração econômica doméstica. No ano passado, o desenvolvimento econômico da China foi afectado por vários factores inesperados no país e no exterior, como a pandemia, mas ainda obteve conquistas extremamente difíceis, alcançando operação econômica estável, melhoria constante na qualidade do desenvolvimento e estabilidade social geral. A China propôs uma meta de crescimento do PIB de cerca de 5% em 2023, transmitindo um sinal positivo para a economia mundial. Na próxima etapa, a China implementará activamente a modernização socialista até 2035.

Na qualidade da segunda maior economia mundial e membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, a maneira como a China promoverá a diplomacia na nova jornada e o impacto positivo que isso terá é um tema focalizado pela comunidade internacional. As Duas Sessões transmitiram uma mensagem clara e importante para o mundo: a China seguirá firmemente a política externa independente de paz e uma estratégia aberta de benefício mútuo e resultados ganha-ganha. A China sempre será um construtor da paz mundial, um contribuinte para o desenvolvimento e defensor da ordem internacional. Graças aos esforços conjuntos de todas as partes, o círculo de amigos da Iniciativa "Cinturão e Rota” foi continuamente expandido. A China assinou mais de 200 documentos de cooperação na construção conjunta do "Cinturão e Rota” com 151 países, incluindo Angola, e 32 organizações internacionais. Os países que constroem conjuntamente o "Cinturão e Rota” representam 83% dos países com os quais a China mantém relações diplomáticas e 78% dos estados membros das Nações Unidas.

O desenvolvimento da China beneficia o mundo, e não pode ser separado do mundo. A China continuará a aderir ao caminho do desenvolvimento pacífico, a aderir à reforma e à abertura, Juntos promoveremos a construírem a iniciativa de "Cinturão e Rota”. Promover a construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade. Devemos assumir mais responsabilidades internacionais, permitir que mais países compartilhem os dividendos do desenvolvimento da China e fazer a contribuição da China para a manutenção da paz e do desenvolvimento mundial. Vamos trabalhar juntamente para fortalecer o alinhamento das estratégias de desenvolvimento, aprofundar a integração de interesses e dar as boas-vindas a um melhor futuro para a China e Angola.


Gong Tao |*

Embaixador Chinês

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião