Economia

Duas empresas disputam gestão do terminal do Porto do Lobito

O Ministério dos Transportes anunciou, na noite de sexta-feira, ter admitido duas propostas de empresas ao concurso internacional para a concessão da gestão e exploração do Terminal Polivalente de Contentores e Carga do Porto Comercial do Lobito.

03/10/2021  Última atualização 07H42
Concurso selecciona operador do Terminal Polivalente © Fotografia por: DR
Em comunicado, a companhia portuária declara que as peças do concurso, lançado em 17 de Maio, foram adquiridas por sete entidades interessadas, mas apenas três entregaram propostas.

A Dubai Port World, Yilport, Qterminal, Abu Dhabi Ports, International Container Terminal Services, Inc (ICTSI), Bolloré Logistics e a Citic Construction foram as sete empresas que adquiriram as peças do concurso, mas apenas os três últimos concorrentes apresentaram as propostas.

Das três entidades, refere a nota, o concorrente Bolloré foi excluído por não prever o pagamento do montante mínimo de retribuição da concessão de 80 milhões de dólares nos termos do caderno de encargos.

O concorrente Citic foi admitido a concurso e a ICTSI "foi admitida condicionalmente,  dado que terá de apresentar a declaração de aceitação do caderno de encargos num prazo de cinco dias”.

A comissão de avaliação das propostas, refere o comunicado, vai avaliar as propostas admitidas a concurso, esperando-se que o vencedor seja anunciado antes do final de 2021.

O terminal de contentores e carga geral do Porto do Lobito tem uma área total de 241 540,94 metros quadrados, um cais acostável de 1 199 metros lineares e capacidade para movimentar mais de 600 mil toneladas de carga não contentorizada e 250 mil TEU (unidade equivalente a 20 pés) por ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia