Os livros “A Raiva”, “A Grande Questão” e “Teatro da Tarimba”, do dramaturgo angolano Tony Frampênio, vão ser vendidos em Moçambique, durante o Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI), que decorre de Maio a Junho deste ano, nas cidades de Maputo e Beira.
Os livros trazem análises, já apresentadas no teatro, sobre a problemática sociocultural, política e económica do país, com maior enfoque para Luanda. O autor disse, ontem, ao Jornal de Angola, que vai aproveitar a estadia em Maputo para trocar experiências no domínio das artes cénicas, em particular o teatro. Por solicitação da organização, explicou, vão ser agendados debates sobre as dinâmicas do teatro e alguns estudos de caso das suas obras.
Para o dramaturgo, o teatro angolano, ganha visibilidade com a participação em festivais internacionais. "Precisamos ter experiências em palcos estrangeiros. Além disso precisamos também escrever mais análises sobre esta arte no país, de forma a terem estudos futuros em torno da sua evolução”, explicou.
"A raiva” e "A grande questão”, adiantou, falam sobre a problemática social do país, enquanto "Teatro da Tarimba” é um estudo científico resultante do seu trabalho de defesa, na licenciatura em Teatro, que analisa a situação desta arte no país, tendo como "caso de estudo” a Companhia Horizonte Njinga Mbande.
Os livros "A raiva” e "A grande Questão”, esclareceu, já existiam como peças de teatro. "É um projecto literário que identifica a cultura angolana, ao interpretar alguns fenómenos sociais”, disse.
Natural do Cuanza-Sul, Tony Frampênio é encenador e investigador, licenciado em Teatro, pelo Instituto Superior de Artes (ISART), e mestrando em Literatura Portuguesa, no Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda.
No teatro desde 1992, já actuou nos grupos Twa Futuca, Makotes e Komba Meneck. Actualmente é membro do grupo Enigma e docente de Actuação, História do Teatro e Estética, no Complexo das Escolas de Artes (CEART) e também no Instituto Superior de Artes (ISART). Além disso, é igualmente o coordenador técnico do Circuito Internacional de Teatro (CIT).
Com o grupo Enigma Teatro recebeu, em 2012, o Prémio Nacional de Cultura e Artes. No mercado tem 23 obras adaptadas ao teatro, com destaque para "A Grande Questão”, "A Raiva” e "Há Mar... Há Terra”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
A interligação eléctrica do Soyo (Zaire) a Cabinda ocorre a médio prazo, com base em opções que incluem a extensão de um cabo submarino ou uma linha de transporte a transpor território da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o ministro da Energia e Águas, terça-feira, no Soyo.
A comissária da União Africana Josefa Sacko assegurou, quarta-feira(29), em Lisboa, que a investigação científica deve ser a base da política e da tomada de decisões, para permitir compreender e gerir, de forma sustentável, os oceanos e mares do continente.
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência às exportações angolanas, para entrega em Agosto terminou quarta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,58%, para 116,12 dólares.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quarta-feira, um médico do Hospital Provincial do Uíge, por actos de corrupção e recebimento de indevido de valores para a comparticipações na compra de sémis prótese e fio de aço no valor 70 mil kwanzas.