Economia

“DP World” prevê queda nos preços globais de fretes

A multinacional DP World prevê uma queda de 15 a 20 por cento das taxas de frete, em 2023, à medida que a demanda esfria, afirmou o vice-presidente-executivo e director financeiro da empresa de logística global, Yuvraj Narayan, à Reuters nesta semana, durante o Fórum Económico Mundial, em Davos.

18/01/2023  Última atualização 09H57
© Fotografia por: DR

Yuvraj Narayan disse que os primeiros sinais de queda na demanda são visíveis e as taxas de frete de transporte marítimo caíram fortemente em certas rotas, após agências como o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduzirem previsões de crescimento.

As taxas de frete são os preços pelos quais as cargas são entregues por contêiner de um ponto do globo para outro.

Os maiores problemas vêm de China, Europa e Estados Unidos, como os maiores países produtores e consumidores do mundo, disse Yuvraj Narayan, em entrevista.

Ressaltou ainda, que nas taxas de frete marítimo houve um declínio significativo nas taxas de frete entre 20 e 50 por cento, em relação aos picos do ano passado.

"Houve três factores primordiais para isso, principalmente interrupções durante a pandemia de Covid-19, inflação na Europa devido à alta dos preços da energia e graves interrupções nas cadeias de suprimentos globais, que persistem como resultado da guerra na Ucrânia e das sanções contra a Rússia", declarou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia