Cultura

"Dou Clássico" dá show terça-feira no Memorial

O pianista francês Maxime Zecchini e o violoncelista alemão Théo Bross promovem em Luanda um concerto denominado “Duo Clássico”, na noite da próxima terça-feira, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, com entrada gratuita, numa união entre a França e a Alemanha.

22/04/2022  Última atualização 14H54
© Fotografia por: Fotografia por: por Edições Novembro.EP

À margem do concerto de terça-feira, será organizado um Seminário de Música Clássica "Técnica e Interpretação”, no mesmo local, entre as 9h00 e as 12h00, do dia 27 deste mês. As candidaturas estão abertas para jovens músicos clássicos profissionais, pianistas e violoncelistas.

No dia 25 de Abril, os músicos estarão no Liceu Francês Alioune Blondin Beye de Luanda, onde irão interagir com os alunos, numa conversa aberta sobre música clássica a seguir de um concerto.

Maxime Zecchini é o primeiro pianista francês a receber um diploma da prestigiada "Incontri col Maestro Academy”, em Imola (Itália). É vencedor do concurso internacional em Arcachon, primeiro prémio por decisão unânime do concurso do Fórum de Normandie; foi distinguido com o Prémio Fundação Cziffra e o concurso Ragusa-Ibla. Maxime Zecchini fará a sua estreia no Carnegie Hall, em Nova Iorque, no próximo mês de Maio.

Théo Bross estudou violoncelo, regência e pedagogia musical em Stuttgart, Budapeste e Paris. Ganhou o Prémio Alfredo Piatti em Bérgamo (Itália); fundou o Pegasos - Ensemble que ganhou o Prémio de Música de Câmara de Karlsbad. Tocou em várias orquestras na Alemanha, Suíça e Áustria. A partir de 2008 começou a colaborar com LMS, Goethe-Institute, Alliance Française e Ngoma Dolce Academy, tendo viajado regularmente para a Zâmbia para promover a música clássica. Em 2012, o artista  fundou a "Lusaka Chamber Orchestra”.

O evento será organizado pela Alliance Française de Luanda e pelas embaixadas da França e da Alemanha em Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura