Política

Domínio das tecnologias reforça o empoderamento da mulher

O presidente em exercício da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, considerou, ontem, em Luanda, o sector das Tecnologias como uma ferramenta forte para o fortalecimento, liderança e empoderamento sócioeconómico da mulher.

17/03/2023  Última atualização 07H30
A. Cuononoca realça importância socioeconómica da mulher © Fotografia por: DR

Américo Cuononoca, que falava na abertura de um seminário sobre o lema "As mulheres e as tecnologias de informação”, referiu que o sector das Tecnologias é estratégico e transformador, podendo tornar as mulheres e raparigas mais resilientes aos resquícios do patriarcado.

Nesta perspectiva, o responsável sublinhou que a participação e empoderamento das mulheres devem ser multidimensionais e interligados.

"Não se pode falar de avanços das sociedades sem falar do progresso do estatuto das mulheres e raparigas, ligados à inovação, às mudanças tecnológicas e educacionais na era digital”, realçou. O primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional entende que a globalização trouxe novos desafios e lutas, cuja discussão é premente sob pena de produzir novas formas de subjugação da mulher numa dimensão crucial da revolução digital. O deputado referiu ser necessário que se garanta a plena participação das mulheres africanas no desenvolvimento do continente, como parceiras em pé de igualdade, bem como criar um mecanismo teórico e prático de revelar as várias desigualdades que existem entre homens e mulheres, que precisam ser superadas a todos os níveis.

O encontro de um dia decorreu na Assembleia Nacional e contou com a participação de mulheres parlamentares e de Organizações Não-Governamentais..

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política