Cultura

Domingos Florentino lança livro de poesia

Mário Cohen

Jornalista

O novo livro de poesia do escritor Domingos Florentino, pseudónimo literário de Marcolino Moco, intitulado “A Dança das Palavras”, já está disponível para os eleitores, desde quarta-feira, depois do lançamento na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

15/03/2021  Última atualização 17H22
© Fotografia por: DR
O livro, que chega ao mercado com a chancela da Marmoco Criações Lda, foi publicado em alusão ao Dia Mundial da Poesia, que se assinala no dia 21 deste mês.

Com 71 páginas e foto de capa da autoria de Chilala Moco, ilustrando a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, a primeira edição da obra foi feita em Agosto de 2000. Esta edição teve uma tiragem de 500 exemplares.

Para o secretário-geral da UEA, David Capelenguela, a publicação do livro faz parte de um conjunto de actividades agendadas para este mês, com o objectivo de congregar escritores para partilha de ideias.

De acordo com a escritora Amélia da Lomba, que fez a apresentação do livro, os poemas escritos por Domingos Florentino enquadram-se na poesia contemporânea que emerge  na III fase do modernismo nos anos 40  do século passado.  

Na óptica de Amélia da Lomba, os estudiosos e críticos literários definem três grande etapas da poesia de Domingos Florentino: a descritiva, hermética e moralista.
A poesia descritiva, explica, é uma poesia contemporânea em que o poeta vagueia à volta de tudo que o rodeia, musicalizando o seu quotidiano com maior naturalidade, enquanto a hermética é a poesia das entrelinhas que diz tudo e "acabamos por segui-la e de repente aparece a exclamação como se estivesse a mudar de rumo, mas traz algo novo. A moralista é a chamada poesia saudosista” conclui  Amélia da Lomba.   
 
Segundo a poetisa, a arte é uma habilidade que não se perde, "ela ou se transforma ou é absorvida por algum espaço onde a humanidade circunda”.
Akiz Neto, outro apresentador da obra, disse que "A Dança das Palavras” é uma obra que explora focos de temáticas diversificadas desde a cultural, política, criações estética e poética, na perspectiva da amizade e outras navegações como históricas, filosóficas e psico-pedagógicas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura