Política

Dom Mbilingui destaca união entre Estado e Igreja na melhoria do serviço público

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

As infra-estruturas de im-pacto sócio-económico erguidas nos Gambos, no âmbito da materialização do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), aproximaram diversos serviços públicos aos cidadãos em vários pontos da circunscrição.

10/06/2023  Última atualização 08H20
© Fotografia por: Estanislau Costa | edições novembro | Lubango

O reconhecimento é  do arcebispo metropolita do Lubango, Dom Gabriel Mbilingui, que durante três dias constatou a materialização de diversos projectos sociais nos Gambos, com realce para aqueles que estão a mitigar os efeitos da seca no seio das  famílias.

Dom Gabriel Mbilingui reconheceu que as mudanças infra-estruturais dos Gambos estão a corresponder aos anseios e a satisfazer as necessidades das famílias, que há quatro anos enfrentavam dificuldades relacionadas com o abastecimento de água potável, energia eléctrica, vias de acesso, assistência médica e medicamentosa e sanidade animal. "A localidade dos Gambos sempre necessitou de especial atenção das autoridades e de outras instituições não-governamentais para mitigar as consequências das alterações climáticas que desestabilizam as famílias, assim como a criação de gado, tida como a principal riqueza das famílias”, realçou. Referiu que a Igreja Católica sempre esteve e vai continuar a estar com as autoridades na busca de soluções para os problemas dos munícipes. "Fiquei espantado quando cheguei à sede dos Gambos, particularmente, pelas mudanças qualitativas das infra-estruturas administrativas, acessos até à sede, com estradas condignas e outros feitos”, reconheceu o arcebispo.

Para o chefe religioso, a construção e apetrecho de escolas, hospitais, na sede, e centros de saúde, nas comunas, sistemas de captação e distribuição de água potável, além de melhorarem as condições de vida das famílias, estão a atrair técnicos formados em diversas áreas para se fixar no município dos Gambos. 

"Um dos campos, onde a igreja e as autoridades governamentais se cruzam, tem a ver com a criação de condições para a melhoria das condições de vida das famílias, com destaque para a  formação do homem, cuidados de saúde e distribuição de água e energia”, destacou, assegurando que a Igreja vai continuar a colaborar com as autoridades na formação de quadros e busca de soluções para o bem-estar das famílias.

"Acreditamos no empenho do Ministério dos Recursos Minerais e do presidente do Conselho de Administração da Endiama para permitir a reabilitação do Complexo Escolar Multifacético dos Gambos e proporcionar formação especializada a dezenas de jovens locais, sem a necessidade de se deslocarem para outros pontos da província e do país”, disse.

O arcebispo metropolita do Lubango, Dom Gabriel Mbilingui, sublinhou que fica feliz com o Executivo, quando este aprova projectos sociais que favorecem a melhoria das condições sociais das famílias de todas as localidades do país.

 

Ganhos dos sectores da Saúde, Energia e Águas

A materialização dos projectos dos sectores da Saúde, Educação, Energia e Águas em Chiange, sede da circunscrição, e comuna da Chibemba,  reforçou a prestação de serviços  públicos nestas localidades. Aqui foram instalados sete sistemas de captação e distribuição de água potável, centros médicos e postos de saúde.

O administrador municipal dos Gambos, Francisco Barros, informou, também, que a nova Central Híbrida Solar, com 1,075 megawatts de potência, reforçou a produção da corrente eléctrica para mil novas ligações domiciliares e sistemas de iluminação pública.

Neste momento, estão em curso sete projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), consubstanciados na construção do novo Hospital Municipal dos Gambos, uma escola de 12 salas de aula, um sistema de irrigação, reabilitação de 23 pontos de água, terraplanagem de 60 quilómetros, asfaltagem e calcetamento de 1,5 quilómetros na sede.

As obras dos 60 quilómetros de vias secundárias e terciárias contemplam os troços que ligam a sede municipal dos Gambos às comunas e aldeias de Pocolo, Tchi-peio,Tchitongotongo e Tchico, onde constam 15 projectos do PIIM, avaliados em três mil milhões de kwanzas.

 Apoio da classe empresarial

As obras da Escola Técnico-Profissional dos Gambos, em construção com a parceria da Associação dos Exploradores de Granitos (AEG), vão durar nove meses. O empreendimento vai  fazer com que os jovens se formem na área de Geologia e Minas.

O administrador Barros Leonardo enalteceu o envolvimento da AEG nas obras do município, rico em ro-chas ornamenatais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política